Códigos de Guerra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Códigos de Guerra
Windtalkers
Códigos de Guerra
Cartaz promocional
Estados Unidos
2002 •  cor •  134 min 
Género acção e guerra
Direção John Woo
Roteiro John Rice
Joe Batteer
Elenco Nicolas Cage
Adam Beach
Peter Stormare
Idioma inglês, navajo, japonês

Windtalkers (bra/prt: Códigos de Guerra)[1][2] é um filme estadunidense de 2002, do gênero guerra, dirigido por John Woo e estrelado por Nicolas Cage. Produzido pela MGM, contou com orçamento de US$100 milhões. O filme é baseado na incrível e verídica história da participação de membros da tribo ameríndia dos Navajos na criação de um código baseado em sua língua, e sua colaboração heróica para a vitória norte-americana sobre os japoneses em 1945.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944, os Estados Unidos levam adiante a guerra contra o Japão, nas ilhas do Pacífico. Mas, algo vai mal para os americanos: o inimigo tem conseguido, de forma inteligente e constante, decifrar todos os códigos utilizados para cifrar as comunicações, e infligido, deste modo, muitas baixas e perdas.

Logo é desenvolvido um novo código, este sendo totalmente baseado na desconhecida e complexa língua dos índios Navajos, e, por isto mesmo, perfeito para o objetivo. Para utilizar o novo código são recrutados dezenas de navajos, que, incorporados às forças armadas, recebem treinamento militar e, principalmente, se tornam aptos a utilizar o código em qualquer situação.

Como tal código não poderia cair nas mãos do inimigo, algumas medidas são tomadas para resguardá-lo. Alguns dentre os melhores fuzileiros americanos são convocados para fazer a guarda pessoal dos codificadores: um deles é o sargento Joseph Enders, único sobrevivente de uma terrível batalha nas Ilhas Salomão, interpretado por Nicolas Cage.

Após uma breve recuperação no hospital naval, Enders assume a missão e recebe de seu oficial superior uma ordem de valor moral duvidoso: proteja o código a qualquer custo,mesmo que isto que signifique a morte do codificador.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.