Căluşari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dançarinos Căluşari.

Denominam-se Căluşari (AFI[kəluˈʃarʲ]), os membros de várias fraternidades secretas romenas que executam o ritual conhecido como căluş. Primariamente executado na região Romena de Olt, a dança ritual Căluş integra também o patrimônio cultural dos Vlachs da Bulgária e Sérvia. De acordo com o historiador romeno Mircea Eliade, os Calusari eram conhecidos por "sua habilidade em criar a impressão de estarem voando", a qual ele acreditava representar simultaneamente o galope dos cavalos e a dança das fadas (zine). De fato, a padroeira dos grupos era conhecida como "Rainha das Fadas" (Doamna Zinelor), também conhecida por Irodiada e Aradas, a qual Eliade associou à figura folclórico de Diana

Em virtude de sua conexão com as fadas, associava-se aos Calusari a habilidade de curar as vítimas destes seres, de modo que, neste intuito, dançavam em todas as comunidades locais circunvizinhas, durante as duas semanas entre a Páscoa e o Domingo de Pentecostes, acompanhados por uns poucos instrumentos musicais. Em sua dança, os Calusari carregavam estandartes e uma espada, bem como uma bandeira e uma cabeça de cavalo esculpida em madeira. No decorrer da apresentação, juravam perante a bandeira do grupo que iriam tratar-se fraternalmente, respeitar os costumes do Calusari e permanecer castos pelos nove dias subsequentes. Após o retorno dos membros às suas respectivas casas, fixavam a bandeira no solo, enquanto um dos membros gritava "guerra, meus caros, guerra!".

Embora a mais antiga música usada na execução da dança date de meados do século XVII, o ritual provavelmente deriva de antiquíssimos ritos de fertilidade e purificação, os quais usavam um cavalo com símbolo. O nome da ritual deriva de Căluş, a peça de madeira da rédea do cavalo.

O ritual é composto por uma série de jogos, encenações satíricas, demonstrações de coragem, cantos e danças. Jovens rapazes costumam ser iniciados nas práticas do ritual por um vataf (mestre), que recebera os conhecimentos acerca do ritos por meio de seus antecessores. Groupos de dançarinos Căluşari, trajados com chapéus multicoloridos, calças bordadas e pequenos sinos nos tornozelos, executam danças complexas, que combinam rápidos movimentos de pernas com saltos e giros.


Ícone de esboço Este artigo sobre dança é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.