CAD/TQS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O CAD/TQS é um software CAD (computer-aided design, desenho auxiliado por computador) para o projeto de estruturas de concreto armado, concreto protendido e alvenaria estrurural.

O CAD/TQS foi lançado em 1986 e é bastante utilizado no Brasil, onde se encontra a sede da empresa que o desenvolve e o comercializa, a TQS Informática Ltda.

O CAD/TQS é uma ferramenta que o engenheiro civil estruturalista utiliza para a concepção, cálculo estrutural, análise, dimensionamento, detalhamento e desenho de estruturas.

A tecnologia BIM já está integrada ao CAD/TQS através dos formatos IFC (aberto) e RVT (REVIT)

A TQS Informática Ltda. é uma empresa prestadora de serviços que produz e fornece sistemas computacionais gráficos para engenharia estrutural, fundada em 1986. Seu campo principal de atuação é o desenvolvimento de softwares para estruturas em concreto armado, protendido, pré-moldado e alvenaria estrutural. É referência nacional em seu campo de atuação, tendo clientes por todo Brasil e em alguns países do exterior. A empresa conta com uma equipe de engenheiros civis que são responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção dos softwares e ainda com um corpo de engenheiros civis responsáveis pelo suporte técnico (atendimento a clientes) dos programas.

O desenvolvimento destes sistemas computacionais, ao longo de todos esses anos, foi baseado nas normas técnicas brasileiras de concreto armado e na metodologia usual de elaboração e representações de projetos estruturais normalmente empregadas pelas empresas nacionais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]