CD single

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Single. (desde junho de 2013)
Se discorda, discuta sobre esta fusão aqui.

Um CD single é um single musical na forma de um CD. O formato foi introduzido na metade da década de 80, mas não ganhou espaço no mercado até a década de 1990. Na década de 2000, já vem perdendo espaço para outro formato, o single digital.

História[editar | editar código-fonte]

Dire Straits com sua "Brothers in Arms" (1985) está registrado como sendo o primeiro artista no mundo a utilizar um CD single, lançado no Reino Unido em dois singles separados como sendo um item promocional, um com a logotipo da turnê, Live in '85, e um segundo comemorativo para a turnê pela Austrália do Live in '86. Contendo apenas quatro faixas, teve um estoque de produção muito limitado. Era comum na década de 1990 que companhias dos Estados Unidos lançassem um CD de dupla-faixa e um CD Maxi single de múltiplas faixas (normalmente remix). No Reino Unido, as companhias de gravação também lançariam dois CDs dos artistas, mas normalmente foram lançados apenas CDs com três ou mais faixas. Com a mudança das regras das paradas, este formato mudou a prática norte-americana de lançar um CD de duas faixas junto com um Maxi CD.

CD single no Brasil[editar | editar código-fonte]

Atualmente, CDs single não são produzidos no Brasil, apenas comercializados no país, de forma livre sendo todos eles importados ou fabricados nacionalmente sem registros ou certificações da ABPD. Uma alegação da Associação Brasileira de Produtores de Discos, é que não é compensavél vender esse tipo de formato pelo seu preço.[1]

Outro formato semelhante foi lançado no país, batizado de CD Zero.[2]

CD single em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, assim como na maioria dos outros países da Europa, CDs single são comercializados normalmente, junto com CDs de álbuns dos artistas, sendo que geralmente as vendas são maiores pela internet.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]