CHONPS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O diâmetro comparado dos seis elementos CHONPS. Da esquerda à direita o carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.

CHONPS (ou apenas CHON) é um acrônimo mnemônico para os seis elementos químicos mais frequentes na composição dos seres vivos (ou os quatro mais essenciais): Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Enxofre (S). Estão também entre os mais abundantes do planeta.[1]

Este acrônimo representa os seis elementos químicos cujas ligações covalentes compõem grande maioria das moléculas biológicas da vida na Terra. O enxofre é utilizado na construção dos aminoácidos cisteína e metionina. Já o fósforo é um dos elementos essenciais para a formação das moléculas de fosfolipídios, principal componente da membrana plasmática das células, composta de uma bicamada fosfolipídica que administra a entrada e saída de íons, moléculas e proteínas necessários ao funcionamento do metabolismo celular, além de ser um componente essencial da molécula de DNA e outros ácidos nucléicos.

Asteróides Carbonáceos são ricos em elementos CHONPS. Este tipo é o mais abundante de asteroides e frequentemente colidem com a Terra como meteoritos. Algumas destas colisões são importantes para a história do planeta Terra, cujo impacto pode ter sido crucial para a formação dos oceanos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Guimarães, Romeu Cardoso. Viver – A Célula e Nós (em português) Atualização Médica. Academia Mineira de Medicina. Página visitada em 27 de setembro de 2009.