Sistema COC de Educação e Comunicação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de COC)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
COC
SEB COC
Lema A marca da educação
Tipo Particular
Fundação 1963 (51 anos)
Localização Ribeirão Preto (sede), São Paulo, Brasil
Unidades 84 cidades
Cursos oferecidos Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, Ensino superior
Diretor(a) Chaim Zaher
Alunos 450 000
Página oficial http://www.uniseb.com.br/ http://www.sebcoc.com.br/

Nota: Se procura outro significado da palavra COC, consulte COC (desambiguação).

O Sistema COC de Educação e Comunicação, antigo Curso Oswaldo Cruz, ou COC é um colégio e uma faculdade brasileira. Desde 2011 o nome foi alterado de COC para SEB COC e de Faculdades COC para UNISEB. O COC se destaca no ensino pré-vestibular principalmente nas unidades de Ribeirão Preto, São Paulo, Salvador, Curitiba e Volta Redonda. Mas com a mudança do posto de Faculdade COC para Centro Universitario SEB, o nivel superior está tendo um destaque maior no Interior do Estado de São Paulo. No início de 2011, a OAB fez uma classificação dos melhores cursos de Direito do país, e segundo essa classificação o curso de direito da UNISEB de Ribeirão Preto é o melhor curso particular do interior de São Paulo.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O COC Teve início em 1e. Faculdade de Medicina da USP, na cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Iniciou suas atividades oferecendo cursos preparatórios para os vestibulares e em 1973 começou a oferecer ensino médio em Ribeirão Preto. Os atuais controladores (Chaim Zaher e Adriana Baptiston Cefali Zaher) assumiram as escolas do COC-Ribeirão e a gráfica do COC em 1986. A Companhia começou comercializar o material didático em cidades mais distantes em 1987, e a marca COC, já sólida como escola em Ribeirão Preto, começou a se consolidar como produtora de material didático.

Na década de 1990, a empresa ampliou suas instalações físicas na cidade de Ribeirão Preto e desenvolveu sua metodologia de ensino com forte presença de tecnologia e informática. Com a inauguração da Unidade Portugal em Ribeirão Preto em 1991, instalou-se a Educação Infantil. A companhia introduziu o Projeto Educação 2000 em 1994, por meio do qual foram instalados laboratórios de informática nas escolas e o computador foi levado até a sala de aula, utilizando-se lousas eletrônicas e realidade virtual aplicada à educação, entre outras ferramentas, como o LapCOC, assim dando um computador por aluno, ajudando a se aprofundar no assunto, o Projeto COC em sua casa que hoje é uma realidade etc.

Em 2000, foi inaugurada as Faculdades COC (IES - Instituição de Ensino Superior). Em 2005 foi inaugurado o projeto de EAD - Educação a distância do Sistema COC, com a utilização de transmissão via satélite e Internet.

Em 18 de outubro de 2007, a empresa abriu o seu capital na BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo, com a criação da empresa SEB S.A. - Sistema Educacional Brasileiro (SEBB11).

Atualmente, com diversas escolas em parceria no Brasil e 7 no Japão, atua desde o Ensino Fundamental, Médio, Superior até a Pós-graduação.

O grupo possui mais de 450.000 alunos, incluindo os alunos das recentes empresas de educação adquiridas pela SEB S.A., como o Grupo Dom Bosco de Curitiba, Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte, e outros.

A empresa SEB S.A. (COC) é presidida por Chaim Zaher e a matriz do grupo empresarial passou a ser em São Paulo, Capital. As unidades da cidade de Ribeirão Preto agora são denominadas de "unidades modelo".

No dia 22 de julho de 2010 o Grupo Pearson (empresa britânica) comprou o "Sistema COC" e a "Editora COC" adquirindo o Sistema de Ensino COC - bem como os demais sistemas de ensino adquiridos após o IPO do grupo antes da venda para a Pearson: Pueri Domus, Dom Bosco, entre outros. Os antigos proprietários dos sistemas de ensino COC, Pueri Domus e Dom Bosco - permaneceram com as escolas e o EAD, e também adquiriram outras empresas e modificaram o nome do grupo empresarial para SEB S.A. Desta forma, a Pearson passou a ser proprietária das operações de logística, "sistemas de ensino" e das "gráficas e editoras" do COC, Pueri Domus e Dom Bosco. Os antigos proprietários ficaram com as escolas Pueri Domus, COC (que passaram a se chamar SEBCOC em período de transição - e agora, apenas SEB), Centro Universitário UNISEB, Dom Bosco e outras. Um acordo por 7 (sete) anos permite a utilização pelo antigo grupo das marcas em suas escolas, bem como o material didático.

No dia 12 de setembro de 2013 a rede carioca de ensino Estácio Participações comprou a União dos Cursos Superiores SEB (UniSEB), por R$ 615 milhões, sendo que metade desembolsados na transação será pago em ações, o que representa 6% do total de títulos da Estácio. Isto torna o empresário Chaim Zaher, controlador do grupo ribeirão-pretano, como um dos maiores acionistas individuais da instituição carioca, além de continuar sendo reitor da Uniseb. O empresário promete investir pesado em Ribeirão Preto, sendo que a partir de 2014 novos cursos de graduação (Economia, Enfermagem e Biomedicina) terão início no campus local, começando assim a formar o núcleo central do complexo de saúde, que terá o curso de Medicina, em etapa de finalização de aprovação pelo MEC. Os recursos em dinheiro oriundos da venda, serão investidos na educação básica, ajudando a consolidar a cidade como polo educacional, pois será construída uma escola bilíngue em prédio próprio, que começará a funcionar em 2015, no bairro Vila do Golfe, na zona Sul.[2] [3] [4]

o Centro Universitário Uniseb passa a ser o quarto centro de graduação de médicos em Ribeirão Preto, o Ministério da Educação autorizou a abertura do curso de medicina, com a criação de 76 vagas. Consta na portaria, a permissão que o curso em Ribeirão seja ministrado na sede do Uniseb, localizado no bairro Ribeirânia, zona leste.[5]

Unidades[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o sistema COC já está em 20 Estados e 89 municípios brasileiros:

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituições de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.