CSI: Miami

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
CSI: Miami
CSI: Miami
CSI: Crime sob Investigação: Miami (PT)
CSI: Miami (BR)
CSI Miami Logo.png
Informação geral
Formato Série
Duração 40 a 45 minutos
Criador(es) Anthony E. Zuiker
Carol Mendelsohn
Ann Donahue
País de origem  Estados Unidos
 Canadá
Idioma original Inglês
Produção
Tema de abertura "Won't Get Fooled Again"
por The Who
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos CBS
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 9 de maio de 2002 (em CSI: Crime Scene Investigation)
23 de setembro de 20028 de abril de 2012
N.º de temporadas 10
N.º de episódios 213 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados CSI: Crime Scene Investigation
CSI: NY

CSI: Miami (no Brasil, CSI: Miami) foi uma série de televisão americana que mostrou o trabalho de investigação criminal de uma equipe em Miami. A série foi um spin-off da série CSI: Crime Scene Investigation.

O primeiro episódio foi exibidos nos EUA em 9 de Maio de 2002, como um episódio de CSI e foram produzidas 10 temporadas. A série é produzida conjuntamente entre a Alliance Atlantis e a CBS Television Studios.

CSI: Miami, em 12 de outubro de 2011, voltou a ser exibido pelo canal Sony, em sua 10ª temporada aqui no Brasil, após seis anos sendo transmitido pelo canal AXN, e também pela Rede Record, na rede aberta de canais; em Portugal pelo AXN, SIC e FOX Crime. Desde de Janeiro de 2013 o AXN está transmitindo as reprises de episódios de temporadas anteriores transmitidos, assim como CSI: NY.

Após 10 anos, a versão em Miami foi a primeira série derivada de CSI a ser oficialmente cancelada pelo canal CBS para grande tristeza dos fãs, enquanto as outras duas são renovadas. Mas, em 2013 CSI:NY, outra série derivada de CSI, foi cancelada pela CBS, restando apenas a série mãe.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Após o grande sucesso da série original, uma segunda série nos mesmos formatos do CSI: Crime Scene Investigation foi criada. Surgiu, então a série CSI: Miami, que teve seu primeiro episódio derivado do episódio Cross-Jurisdictions da série original, ocorrido no final de sua segunda temporada e que foi ao ar em 9 de maio de 2002. Neste episódio, os CSIs Warrick Brown e Catherine Willows vão a Miami ajudar os CSIs locais a resolver o assassinato do ex-chefe de polícia de Las Vegas, que foi encontrado morto após uma festa em sua residência. Sua filha de 7 anos e sua esposa, porém, foram levadas para Miami.

A partir daí a equipe de Horatio Caine (David Caruso), Calleigh Duquesne (Emily Procter), Eric Delko (Adam Rodriguez), Alexx Woods (Khandi Alexander) e Tim Speedle (Rory Cochrane) continuaram a série cuidando de casos misteriosos e muitas vezes inexplicáveis na ensolarada Miami. Ao longo da série ocorreram algumas mudanças de elenco com a saída de Kim Delaney e a entrada de Sofia Milos (Yelina Salas). Na terceira temporada o personagem de Rory Cochrane foi morto em um tiroteio e foi substituído por Jonathan Togo (Ryan Wolfe). Apesar dessas mudanças no elenco, a fórmula original de série não mudou. Os episódios geralmente apresentam um caso apenas e contém muito mais ação que o CSI original, porém, diferente dos outros dois seriados, os investigadores de Miami se envolvem muito mais com as vítimas e com os casos, emocionalmente e profissionalmente.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

David Caruso durante as filmagens da série.
  • Horatio Caine (David Caruso): Horatio Caine está bem dotado de um instinto para o crime, liderando a equipe de detetives forenses da cidade de Miami e estão enfrentando a resolução de casos na cidade dos EUA. Uma cidade marcada pelo pluralismo racial e cultural, bem como por um clima tropical, culpado, às vezes, os crimes de paixão e instintos mais vis. Seus amigos e colegas o chamam de "H". No primeiro episódio da sexta temporada ("Dangerous Son", em português, "Filho Perigoso"), Horatio descobre que tem um filho chamado Kyle Harmon, suspeito de um crime. Para Horatio é difícil tentar resolver o caso sem deixar o amor ao seu filho de lado e, no final, não conseguiu demonstrar que ele é totalmente inocente. Pensou-se que Horácio morreu no último episódio da sexta temporada, mas depois descobriu-se que tudo tinha sido planejado em conjunto com o detetive Ryan Wolfe, para que os inimigos de Horácio pensassem que ele tivesse realmente morrido (o tenente havia recebido ameaças de morte em várias ocasiões). Olhando para a justiça a todo custo, está confiante em sua equipe para o nível de quando eles se envolvem em problemas administrativos nunca vira as costas, mas faz as investigações necessárias a fim de chegar à verdade.
  • Calleigh Duquesne (Emily Procter): Calleigh é uma renomada especialista em balística capaz de identificar de relance a arma que veio de uma tampa encontrado na cena do crime. Seu passado talvez a predestinou, já que seus pais forma pistoleiros fora da lei. Ela própria era uma adolescente infratora, mas foi capaz de deixar o passado para trás e graduar-se na faculdade. A sua vontade de aprender, seu entusiasmo e sua história com armas, a levaram de uma vida de crimes, à polícia forense de Miami. Na sétima temporada Calleigh começa um relacionamento com Eric Delko, que aparentemente se esfria pelo tempo na 9ª temporada.
  • Ryan Wolfe (Jonathan Togo): A equipe liderada por Horatio Caine conta em sua terceira temporada com a adição de um novo agente, o detetive Ryan Wolfe para cobrir a baixa de Tim Speedle, que morreu no primeiro episódio durante um tiroteio. É um oficial de patrulha da polícia de Miami, inteligente e com grande capacidade de liderança, cuja especialidade é a genética. Sua rápida reação em um acidente faz com que Horatio fique impressionado e pouco a pouco vai se unindo à equipe de CSI. No começo, ele estava com problemas de jogo isso vai causar uma suspensão administrativa, em seguida, passado de volta para a equipe de CSI
  • Eric Delko (Adam Rodriguez): Delko é de origem cubana e chegou à Flórida, enquanto ainda estava no ventre de sua mãe. Atleta por natureza, se destacou como nadador na Universidade da Flórida. Depois de entender que seu sonho de ganhar uma medalha olímpica nunca se realizaria, dedicou-se à academia de polícia para entrar mais tarde na equipe de CSI Miami. É irmão de Marisol Delko Caine, que mais tarde viria a se casar com Horátio e ser assassinada por Antonio Riaz. Na quinta temporada, ele viaja para o Rio de Janeiro com Horatio para vingar sua irmã. Na sétima temporada, depois de um atentado contra sua vida, ele encontra seu verdadeiro pai, chamado Alexander Sharov (mentor do ataque), chefe de sua família. No último episódio da sétima temporada, Eric tenta ajudar seu pai a escapar dos homens que o obrigaram a cometer crimes. Delko deixa a equipe na oitava temporada e é substituído por Jesse Cardoza. Na nona temporada ele retorna em seu antigo posto.
  • Natalia BuenaVista (Eva LaRue): Natalia foi vítima de abuso por parte do marido, Nick Townsend (interpretado por Rob Estes). Sua associação com mulheres espancadas ajudou a equipe de CSI a resolver o assassinato de uma mulher morta pelo ex-marido em "Collision". Natalia é uma analista de DNA, inicialmente designada apenas para trabalhar em casos de frio ou não resolvidos, mas este foi, até ao final da quarta temporada, apenas um disfarce para ela. No final da quarta temporada, foi revelado que Natalia era uma informante do FBI designada para ajudar a construir um caso contra Horatio Caine. Isso causou um pouco de raiva por parte da equipe de CSI, mas depois sai do FBI e eles a aceitam como membra permanente do CSI.
  • Frank Tripp (Rex Linn): Frank é um detetive da Divisão de Homicídios do Departamento de Polícia de Miami-Dade. Muitas vezes, acompanha Horatio Caine e sua equipe de CSIs para a cena do crime, ele ajuda no serviço de mandados de busca ou de registro. Tem profundo conhecimento dos procedimentos forenses e respeita os esforços e resultados da equipe de CSI (em comparação ao seu homólogo no CSI: Crime Scene Investigation, o capitão Jim Brass). Consequentemente, tem um bom relacionamento com todos os CSIs, particularmente com Calleigh Duquesne. No primeiro episódio da sexta temporada, aparece de uniforme e explica que é porque passou no exame para sargento da polícia de Miami Dade, a concessão da galões apropriados.
  • Dr. Tom Loman (Christian Clemenson): O examinador médico atual. Apesar da natureza macabra de seu trabalho, ele parece genuinamente animado por ele, mesmo realizando uma autópsia na mosca para alguns estudantes de medicina em um cadáver doados para a ciência, que foi finalmente descoberto para ser uma vítima de um crime de CSI estavam investigando. Em contraste com seu comportamento geralmente otimista, ele faz, ocasionalmente, lamento a forma como pessoas violentas pode ser um para o outro
  • Jesse Cardoza (Eddie Cibrian): Foi um oficial de policia de Los Angeles, transferido para Miami, (em "Out of Time"). Aparece trabalhando em Miami-Dade e logo é transferido para Los Angeles. Retorna a Miami-Dade no episódio "Hostile Takeover" da oitava temporada, ocupando o posto de Delko.
  • Drª. Alexx Woods (Khandi Alexander): Médica Forense. Desde pequena cuidava de seus cinco irmãos, enquanto seus pais trabalhavam. Calculista e sempre disposta a ajudar quem precisa, Alexx tomou a decisão de ser médica com apenas 12 anos, para poder ajudar os outros. Obteve excelente notas, que a colocaram em um dos primeiros postos de sua promoção. Enquanto estudava, conheceu seu noivo e, ao terminar seus estudos, teve muitas oportunidades de emprego. Mas nem tudo são flores, pois um dia enquanto observava a ficha de um paciente que estava prestes a ser operado, percebeu que a ficha estava errada, comunicou então ao cirurgião e ele não lhe deu razão. Horas mais tarde o paciente morreu durante a cirurgia, e como esperado o cirurgião jogou toda a culpa em Alexx Woods. Por causa deste incidente, Alexx não pode mais exercer medicina em sua cidade natal, e passou a auxiliar o médico legista em Nova Iorque. Finalmente, ela foi chamada para trabalhar na equipe CSI Miami, onde ela seria levado mais tarde com sua família. Por assuntos familiares, abandonou CSI.
  • Tim Speedle (Rory Cochrane): Tim nasceu em Siracusa. Seu pai era dono de uma cadeia de restaurantes, graças à qual nunca teve problemas financeiros. Sua mãe trabalhou como assistente social, o que se reflete nas atitudes de Tim. Tim morreu em um tiroteio, já que sua arma não funcionou por falta de manutenção. Ele aparece na sexta temporada como o produto de uma alucinação de Delko e no episódio de estreia da oitava temporada ("Out of Time"), em um flashback, que leva a 1997.
  • Megan Donner (Kim Delaney): Uma eficiente e dedicada CSI, que foi vista como recorrente na primeira temporada, já que, desde que o marido foi assassinado decidiu abandonar a equipe.
  • Drª. Tara Price (Megalyn Echikunwoke): Tara é a nova examinadora médica, após o assassinato da substituta de Alexx Woods. Na sétima temporada Tara se torna viciada em OxyContin por isso é presa sob acusação de roubo agravado, furto e alteração de provas.

Dublagem Brasileira[editar | editar código-fonte]

Elenco principal

Elenco secundário

Estúdio: Herbert Richers (1-6)/ Alcateia (7) / Lexx (8-10)

Direção: Mário Jorge Andrade/ Miriam Ficher/ Marlene Costa / Sérgio Moreno

Episódios[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

ASCAP Award:

  • Top TV Series – 2006
  • Top TV Series – 2005

ASC Award:

  • Excelência em Cinematografia em Filmes da Semana / Mini-série '/ Piloto para a Rede Básica ou TV de Radiodifusão, pelo episódio "Cross Jurisdiction" (episódio piloto) – 2003

Emmy:

  • Excelência em Habilidade de Coordenação – 2007
  • Excelência em Cinematografia para uma série de câmera única – 2003

BMI Film & TV Awards:

  • BMI TV Music Award – 2008
  • BMI TV Music Award – 2005

04

  • BMI TV Music Award – 2003

'California on Location Awards:

  • Assistente de Direcção Local do Ano - Televisão (Teamsters Local 399) – 2007

Image Awards:

  • Exelência em Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática (Khandi Alexander) – 2005

Motion Picture Sound Editors:

  • Melhor Edição de Som em Música para Televisão – Short Form, for episode "Rio" – 2007
  • Melhor Edição de Som em Forma Longa para Televisão – Sound Effects & Foley, for episode "Crimewave" – 2005

People's Choice Awards:

  • Nova Série Dramática de Televisão Favorita – 2003

Nomeações[editar | editar código-fonte]

ACS Awards:

  • Excelência em Cinematografia na Série de TV Episódios, pelo episódio "Inside Out" – 2008
  • Excelência em Cinematografia na Série de TV Episódios, pelo episódio "Darkroom" – 2007

ALMA Awards:

  • Melhor Ator em Série de Televisão Dramática (Adam Rodríguez) – 2008

Emmy:

  • Excelência em Edição de Som para Série – 2007
  • Excelência em Edição de Som para Série – 2003

Image Awards:

  • Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática (Khandi Alexander) – 2007
  • Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática (Khandi Alexander) – 2006
  • Excelência em Série Dramática – 2006

Imagen Foundation Awards:

  • Melhor Atriz Coadjuvante - Televisão (Eva LaRue) – 2007
  • Melhor Atriz Coadjuvante - Televisão (Eva LaRue) – 2006
  • Melhor Ator Coadjuvante - Televisão (Adam Rodríguez) – 2005

Motion Picture Sound Editors:

  • Melhor Edição de Som em Efeitos Sonoros e Foley para Televisão – Short Form, pelo episódio "Come As You Are" – 2007
  • Melhor Edição de Som em Televisão Short Form – Dialogue and Automated Dialogue Replacement, pelo episódio "Three-Way" – 2006
  • Melhor Edição de Som em Televisão Short Form – Efeitos Sonoros & Foley, pelo episódio "Urban Hellraisers" – 2006
  • Melhor Edição de Som em Televisão Short Form – Efeitos Sonoros & Foley, pelo episódio "Lost Son" – 2005
  • Melhor Edição de Som em Televisão Episódico – Efeitos Sonoros & Foley, pelo episódio "Grand Prix" – 2004

Young Artist Awards:

  • Melhor Performance em Série de Televisão – Guest Starring Young Actor (Cole Petersen) pelo episódio "Stand Your Ground" – 2008
  • Melhor Performance em Série de Televisão– Guest Starring Young Actor (Alex Black) – 2005
  • Melhor Performance em Série de Televisão – Guest Starring Young Actress (Sara Paxton) – 2004
  • Melhor Performance em Série Dramática de Televisão – Guest Starring Young Actor (Seth Adkins) – 2003
  • Melhor Performance em Série Dramática de Televisão – Guest Starring Young Actor (Raja Fenske) – 2003

'Teen Choice Awards':

  • Melhor Série de Ação - 2012

Canais de transmissão[editar | editar código-fonte]

 Argentina: Canal 9.

 Brasil: AXN

 Chile: Canal 13

 Colômbia: Citytv (Bogotá)

Costa Rica: Teletica

El Salvador: TCS Canal 2

 Espanha: AXN e Telecinco

 França: TF1

 Estados Unidos: CBS

Equador: Canal Teleamazonas

 Itália: Italia 1

 México: XHGC-TV (Canal 5) e AXN

 Panamá: RPC TV Canal 4

Paraguai: Canal 9

 Porto Rico: wapa canal 4

 Portugal: AXN, SIC, FOX Portugal e Fox Crime

 Peru: Andina de Television

Suíça: TSR

Uruguai: Saeta TV Canal 10

Lançamento em DVD[editar | editar código-fonte]

Temporada Nº de Episódios Estados Unidos Exibição original Estados Unidos Saída em DVD
Temporada 1: 2002-2003 24 2002; 2003 29 de Junho de 2004
Temporada 2: 2003-2004 24 2003; 2004 31 de Dezembro de 2004
Temporada 3: 2004-2005 24 2004; 2005 22 de Novembro de 2005
Temporada 4: 2005-2006 25 2005; 2006 31 de Outubro de 2006
Temporada 5: 2006-2007 24 2006; 2007 30 de Outubro de 2007
Temporada 6: 2007-2008 21 2007; 2008 9 de Setembro de 2008
Temporada 7: 2008-2009 25 2008; 2009 Julho de 2010
Temporada 8: 2009-2010 24 2009; 2010 Julho 2011
Temporada 9: 2010-2011 22 2010; 2011 Julho 2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:


Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.