CSMA/CA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

CSMA/CA - Carrier sense multiple access with collision avoidance (Acesso múltiplo com verificação de portadora com anulação/prevenção de colisão) é um método de transmissão que possui um grau de ordenação maior que o seu antecessor (CSMA/CD) e possui também mais parâmetros restritivos, o que contribui para a redução da ocorrência de colisões em uma rede (máquina interligadas através de uma rede identificam uma colisão quando o nível de sinal aumenta no interior do cabo). Antes de transmitir efetivamente um pacote, a estação avisa sobre a transmissão e em quanto tempo a mesma irá realizar a tarefa.

Dessa forma, as estações não tentarão transmitir, porque entendem que o canal está sendo usado por outra máquina, porém, como já foi dito no parágrafo anterior, o tempo que as máquinas esperam para que possam enviar seus pacotes não é indeterminado ou aleatório, as mesmas irão saber quando o meio estará livre.

É uma forma eficaz de administrar e ordenar o tráfego de pacotes em rede de computadores tendo um impacto relevante no sentido de diminuir as colisões, entretanto é conveniente ressaltar que apenas transmitir a intenção de trafegar pacotes aumenta o fluxo, impactando, desta forma, no desempenho da rede.

Os dispositivos de uma rede (WLAN) devem sentir o meio para verificar alimentação (estímulo de RF acima de um certo limite) e esperar até que o meio esteja livre antes de transmitir.

Utiliza um recurso chamado "solicitar para enviar" / "livre para enviar" (RTS/CTS)

Redes wireless (802.11)

Padrões:
* 802.11a - 5,0GHz;       54Mbps
* 802.11b - 2,4GHz;     11Mbps
* 802.11g - 2,4GHz;     102Mbps
* 802.11n - 2,4 a 5,0GHz; 300Mbps


(WiMAX): 802.16
(Bluetooth): 802.15 (2.4GHz)
(Ethernet): 802.3

Consiste em um padrão que define: meio físico, conjunto de regras de controle de acesso ao meio, padronização do quadro de bits.
* Ethernet -           10 Mbps       CAT5
* Fast Ethernet -      100 Mbps      CAT5,5E
* Gigabit Ethernet -   1 Gbps        CAT5E, CAT6
* 10Gigabit Ethernet - 10 Gbps       CAT6, CAT7
* A partir do Fast Ethernet, suporta modo FullDuplex
* Restringe o tamanho máximo e mínimo do quadro para funcionamento do CSMA/CD
 ---tamanho máximo do quadro: 1518 bytes
---tamanho mínimo do quadro: 64 bytes
---tamanho máximo do payload: 1500 bytes
---tamanho mínimo do payload: 46 bytes
Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.