Cabaret Literário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cabaret Literário foi um programa televisivo cultural dirigido por Ítalo Morelli e produzido em 1980 pela TV Cultura de São Paulo.[1] Boa parte dos programas foi gravado em um cenário que remetiam a um cabaré. O enredo era de forte cunho experimental e artístico, integrando prosa, poesia, teatro e música, sempre tematizado em um escritor ou movimento literário. Nas comemorações dos 45 anos da TV Cultura, o programa voltou a ser exibido como reprise.[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Cada episódio do Cabaret Literário foi inspirado na obra e biografia de um grande escritor da literatura paulista, brasileira ou portuguesa (como Vicente de Carvalho, Guilherme de Almeida, José de Anchieta, Mário Quintana, Emílio de Meneses, Olavo Bilac, Jairo de Raguna Cabral, Jorge de Lima, Fagundes Varela, Gonçalves Dias, etc). Com muita leitura e declamação de poemas, combinavam-se diversas formas de artes audiovisuais, cenas externas, gravações em estúdio com teatralização mesclando a temática da boemia, cultura popular, contextos históricos, linguísticos e culturais tanto da época de produção como do autor apresentado. A música também fora explorada em alguns episódios com versões únicas de vários poemas e jograis.

Para cada programa foram convidados diferentes atores, alguns ainda jovens que se tornariam posteriormente consagrados do cinema, teatro e teledramaturgia. O programa é reapresentado nas madrugadas de quarta para quinta-feira na TV Cultura.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Memória no ar». Consultado em 24 de agosto de 2014 
  2. «Cabaret Literário». Consultado em 24 de agosto de 2014 

Ver também[editar | editar código-fonte]