Cabeleireiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde abril de 2011).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cabeleireiro em acção.

Cabeleireiro ou barbeiro é uma categoria profissional que trabalha com o cabelo humano, realizando diversas alterações ao mesmo como corte ou coloração. Estes profissionais utilizam vários utensílios e ferramentas para a manipulação capilar, onde se salientam: as tesouras, navalhas, pentes, capas e máquinas de corte e acabamento. O nome designa também o estabelecimento comercial onde trabalham as pessoas dedicadas a esta atividade.

O dia do profissional cabeleireiro é oficialmente comemorado no Brasil em 19 de janeiro, a partir da Lei 12.592, de 18 de janeiro de 2012, que instituiu a profissão de cabeleireiro, barbeiro, manicure, maquiador e outros profissionais da beleza, dando reconhecimento à sua profissão e criando o seu dia no momento de sua publicação no Diário Oficial da União em 19 de janeiro de 2012.

Outras datas sempre foram comemoradas como o Dia do Cabeleireiro, por exemplo o 3 de Setembro, que era uma data sugerida por sindicatos ou federações da classe. Outras data que também se confundem e onde muito se comemora são os dias 3 e 11 de novembro. Mas esta data se confunde com o dia do padroeiro dos cabeleireiros, São Martinho de Porres, comemorado no dia 03 de Novembro.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cabeleireiro