Cabo Orange

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Cabo Orange situa-se no litoral do estado brasileiro do Amapá. O cabo marca o extremo norte do Amapá e de todo o litoral brasileiro, embora este ainda continue por mais alguns quilômetros, novamente em direção sul, a oeste do cabo Orange.

O Cabo Orange é separado da costa da Guiana Francesa por uma vasta baía alimentada pelo estuário do Rio Oiapoque. O cabo está localizado numa área de manguezal frequentemente inundada pelas marés, como quase todo o litoral do Amapá, e está incluído no Parque Nacional do Cabo Orange.

Tanto o Cabo Orange quanto a vizinha foz do Rio Oiapoque são frequente mas incorretamente mencionados como sendo o extremo norte do Brasil (como se pode constatar pela expressão popular "do Oiapoque ao Chuí", usada para indicar que algo abrange todo o país), e até a segunda metade do século XX essa informação errônea ainda podia ser encontrada em vários livros escolares brasileiros. Na verdade, o ponto mais setentrional do Brasil está localizado no interior, a centenas de quilômetros dali, no Monte Caburaí, estado de Roraima, fronteira com a Guiana (ex-Inglesa). O Monte Caburaí fica quase um grau de latitude mais ao norte do que o Cabo Orange. Entretanto, o Cabo Orange é de fato o ponto mais ao norte do litoral brasileiro. A oeste, sua linha costeira termina na foz do Rio Oiapoque, que marca a extremidade norte do litoral brasileiro.

Este cabo é o único lugar do litoral brasileiro onde o Flamingo-americano (Phoenicopterus ruber) nidifica.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.