Cabo da Praia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Cabo da Praia  
—  Freguesia  —
Cabo da Praia está localizado em: Açores
Cabo da Praia
Localização de Cabo da Praia nos Açores
38° 42' 33" N 27° 3' 57" O
País  Portugal
Região Flag of the Azores.svg Açores
Concelho VPV1.png Praia da Vitória
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 6,65 km2
Altitude 6 m (20 ft)
População (2011)
 - Total 712
 - Densidade 107,1/km2 
Código postal 9760-000

Cabo da Praia é uma freguesia portuguesa do concelho da Praia da Vitória, com 6,65 km² de área e 712 habitantes (2011). Densidade: 107,1 hab/km².

[editar] História

Esta freguesia é uma das mais pequenas da ilha Terceira, foi no passado uma freguesia de grandes produções agrícolas, no entanto nunca foi rica em águas próprias e isso sempre dificultou a sua agricultura apesar de ter boas terras.

Pedro de Merelim in Freguesias da Praia, 1982, informa que esta freguesia em tempos foi uma localidade "abundante de trigo, milho e linho; porém falta de águas nativas. Os seus habitantes servem-se de águas de onze poços escavados juntos ao mar.." cf.

Ferreira Drumond refere-se ao Cabo da Praia do seguinte modo: "O lugar do Cabo da Praia, assaz aprazível, assentado ao nascente sobre as melhores e mais planas terras da ilha, em tanto que a vegetação dos cereais e plantas nela se ostenta mais vigorosa e rápida (…). Todavia padece de água, porque a não tem senão longe, ou nos poços quase às Tronqueiras, ou nos Portos Martins junto do mar…"Aqui se concentraram "vários homens distintos, por suas qualidades pessoais e nobreza…".

[editar] Património natural

[editar] Património construído


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Açores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas