Cabuçu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cabuçu
—  Bairro do Brasil  —
Amotoki NovaIguacu 20060413 SerraDoVulcao.jpg
Região administrativa Centro
Distrito Cabuçu
Município Nova Iguaçu
Área
 - Total 9,9565
População (2000)
 - Total 30,476
    • Densidade 3.605,48/km2 
 - IDH 11 km
Rendimento médio mensal 7.3787
Subprefeitura Cabuçu
Fonte: Não disponível

Cabuçu é um bairro do município brasileiro de Nova Iguaçu.[1] Está situado na Região Sudoeste deste município, na URG Cabuçu (Setor de Planejamento Integrado do Sudoeste).

Localiza-se a uma latitude de 22°47'06" sul e a uma longitude de 43°32'36" oeste, estando a uma altitude de 28 metros. Sua população, 21 476 habitantes (Censo 2000), está distribuída em 9,9565 km², perfazendo assim uma densidade demográfica de 3 605,48 hab/km². Ainda segundo o Censo 2000, o número de domicílios em Cabuçu é 8 185 e a taxa de alfabetização é 90,83%.[2]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cabuçu

História[editar | editar código-fonte]

O bairro foi criado pelo Sr. Severino Pereira da Silva, que construiu o primeiro conjunto residencial. Muitas pessoas vieram do Rio de Janeiro para cá pela facilidade de comprar essas casas. Porém o bairro não tinha infra-estrutura e os moradores precisavam viajar em caminhões para chegar à Nova Iguaçu, ou em peruas.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização

Cabuçu apresenta-se geograficamente limitado pelos seguintes bairros: Palhada, a norte; Valverde, a leste; Marapicu, a sudoeste; Ipiranga, a oeste; e Três Marias, a noroeste.

Longitudinalmente, apresenta uma extensão máxima de 2,9 km e transversalmente 4,3, perfazendo uma área de 5,9565 km², que o coloca como a 13º maior de um total de 69 bairros.

Economia[editar | editar código-fonte]

A população basicamente de classe média e classe média baixa e região cercada de comércio, construção civil,eco-turismo. Cabuçu conta com 15 farmácias, 4 supermercados, 19 padarias, 10 mercearias, 2 quadras de futsal, 8 campos de futebol, 2 escolas municipais e 2 escolas estaduais. Possui também vários clubes de futsal amador e 1 time de futebol profissional, o Cabuçu FC.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Malha Viária

Cabuçu vive em torno da Avenida Abílio Augusto Távora que, desde o Período Colonial, é uma estrada que exerce função de ligação a esta região. Além desta via, podemos citar também a Estrada Severino Pereira da Silva, que liga o bairro ao município vizinho de Queimados. Esta última estrada também dá acesso à Dutra. além da BR-465

Ônibus

A empresa N.S. da Glória faz a ligação entre o bairro e o Centro da cidade, as empresas Ponte Coberta, Blanco, Expresso, Tinguá, Real Rio e Evanil fazem a ligação intermunicipal com os municípios do Rio (Zona Oeste), Queimados, Itaguaí, Mangaratiba e Central.

Delimitação[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Decreto Municipal de Nova Iguaçu 6629 de 2003

045 – BAIRRO CABUÇU - Começa no encontro da Rua Paraíso com o Rio Cabuçu. O limite segue pelo leito do Rio Cabuçu, à montante, até a Estr. Cabuçu-Austin, segue por esta (incluída) até a Rua José Cabral (antiga Estr. da Mineira), segue por esta (excluída) até a Rua Desembargador Newton Quintela, segue por esta (excluída) até a Trv. da Mineira, segue por esta (incluída) até a Rua Desembargador Diniz do Valle, segue por esta (excluída) até a Rua Desembargador Ferreira Pinto, segue por esta e por seu prolongamento (excluída) até a Rua Joaquim da Silva Maia (antiga Rua do Porto), segue por esta (excluída) até a Rua Bragança, segue por esta (incluída) até a RJ 105 – Av. Abílio Augusto Távora, segue por esta (excluída) até a 2ª Linha de Transmissão de Furnas, segue pelo eixo desta linha de transmissão até a Cota Altimétrica de 100 (cem) metros, segue por esta cota Altimétrica (no sentido Sudoeste), até o prolongamento da Rua Rei Vitório, segue por seu prolongamento e por esta (incluída) até a Rua Princesa Elizabeth, segue por esta (incluída) até a Rua Rei Luiz XV, segue por esta (incluída) até a Rua Prefeito Roberto Xavier da Silveira, segue por esta (excluída) até a RJ 105 – Av. Abílio Augusto Távora, segue por esta (excluída) até a Rua Paraíso, segue por esta (incluída) até o ponto inicial desta descrição.

Referências

  1. Prefeitura. Bairros. Arquivado do original em 19/junho/2012.
  2. 1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]