Cabuçu (Itaboraí)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Cabuçu
—  Bairro do Brasil  —
Região administrativa Itaboraí
Município Itaboraí RJ
Distritos
Área
 - Total não confirmada
População (2010)
 - Total 35,000
    • Densidade não confirmada/km2 
 - IDH não confirmado
Rendimento médio mensal não conprovada
Fonte: Não disponível

Cabuçu é um bairro de Itaboraí, sede e bairro mais importante do 6º distrito,que é composto também pelos bairros de Curuzu e São José. Cabuçu é um bairro tipicamente rural, com fazendas, sítios. Fazendo divisa com os bairros de São José, Badureco e Largo da Idéia, (sendo esse último pertencente ao Município de São Gonçalo).

Possui um comércio regular com: 3 mercados, 3 padarias, 3 casas de material de construção, 1 abatedouro, 1 açougue, 4 salões de cabelo e 20 bares.

A maioria de sua população é composta por religiosos(em especial evangélicos),portanto o bairro possui muitas igrejas,no total 25 igrejas,sendo que as mais importantes do bairro é a capela de Nossa Senhora Aparecida localizada ao lado do DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo de Cabuçu) que faz procissões pelo bairro todo ano no dia 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida), outra igreja importante no bairro é a Igreja Evangélica congregacional localizada numa área mais distante do centro comercial do bairro.

Saneamento básico[editar | editar código-fonte]

O bairro de Cabuçu possui muitos problemas relacionados ao saneamento básico e o principal deles é a falta de água encanada que era distribuída pela concessionária de água da Lagoa de São josé (Bairro vizinho)sendo por falta de pagamento a suspensão da água para metade do bairro,com isso os moradores do bairro recorrem a maioria das vezes aos caminhões PIPA e poços.

Ruas e transportes[editar | editar código-fonte]

A maioria das ruas do bairro não são asfaltadas e as poucas que são asfaltadas são esburacadas,Destaque para a via que liga Largo da Idéia à Cabuçu (Divisa com o Município de São Gonçalo) que não possuia asfalto porem está sendo terminada a pavimentação em breve na localidade conhecida como Boi Bufálo (pois os moradores do local dizem que havia muitos Bufálos na localidade). De São Gonçalo à Cabuçú, entre em Vista Alegre via Monjolos e Largo da Idéia, é o caminho mais perto de quem vem de São Gonçalo. A melhor via do bairro e mais importante é a Estrada Vereador Antônio Cícero de Souza, (popularmente conhecida como Estrada de Cabuçu) que liga o Centro de Itaboraí ao bairro.

O transporte no bairro é feito pela Viação Auto Ônibus Fagundes.

Em 2010 saiu a licitação de R$ 11 milhões de reais para as obras de asfaltamento das ruas no total de 6,5 Km que ligam os bairros de São José à Cabuçu até a divisa com o município de São Gonçalo (Rio de Janeiro).

Lazer e diversão[editar | editar código-fonte]

O lazer mais tradicional do bairro é a pelada de futebol aos domingos entre times da região,entre eles o tradicional e mais antigo time de futebol amador do bairro (Unidos do Vila Verde), fundado no ano de 1992.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

O bairro de Cabuçu é dividido em 6 partes: Vila Tatiana, Vila Verde, Vila Verde II, Juventude, Largo de São Sebastião e Santo Mé.

No Largo de São Sebastião foi rodado no ano de 2007 o seriado da Rede Globo, Carga Pesada, devido as construções antigas que existem no local e a igreja de São Sebastião que foi palco de uma encenação de casamento junino com o ator Antônio Fagundes.

Atividades econômicas[editar | editar código-fonte]

As principais atividades econômicas do bairro são a criação de gado e o cultivo de frutas e legumes.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O bairro já conta com um grande desenvolvimento, devido ao COMPERJ (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro) pois possui muitos condomínios em construção para abrigar os funcionários e as famílias,ao longo da Estrada de Cabuçu é normal se deparar com vários condomínios a sua volta.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O bairro conta com uma hidrografia pobre, a maioria dos rios que cortam o bairro estão poluídos.[carece de fontes?]

História[editar | editar código-fonte]

O bairro de Cabuçu apesar de não ter muita história, era um dos trajetos do trem que transportava cimento para a empresa Maúa de São José para São Gonçalo, um dos pontos de parada da locomotiva. Esse trabalho gerou muitos empregos na região naquela época e foi considerado um dos maiores trabalhos já feitos na indústria de cimento no Brasil.[carece de fontes?]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.