Cacajao calvus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaUacari-branco[1]
Cacajao calvus ucayalii

Cacajao calvus ucayalii
Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Parvordem: Platyrrhini
Família: Pitheciidae
Subfamília: Pitheciinae
Género: Cacajao
Espécie: C. calvus
Nome binomial
Cacajao calvus
( I. Geoffroy, 1847)
Distribuição geográfica
Bald Uakari area.png
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Cacajao calvus

Uacari-Branco, acari, macaco-inglês ou simplesmente uacari (nome científico: Cacajao calvus) é um macaco do Novo Mundo do género Cacajao, e família Pitheciidae encontrado originariamente na Amazônia brasileira.

A pelagem é laranja-pálido, amarelada, acinzentada ou esbranquiçada. As surpeficies ventrais são alaranjadas ou amareladas, assim como a cauda. A barba é avermelhada, tornando-se mais escura distalmente. A face, as orelhas e a genitália são desprovidas de pêlos, sendo a face e as orelhas pouco pigmentadas, mosqueadas ou despigmentadas e a genitália enegrecida.

Locomove-se no alto dos galhos através de diferentes tipos de movimentos: utilizando-se dos quatro membros sem posição horizontal, saltado de galhos altos para galhos mais baixos e, verticalmente, escalando os troncos.

Se alimenta de frutos, insetos, sementes, néctar e brotos de plantas. Os machos pesam 3,5 kg, e as fêmeas, 2,7 kg. Eles habitam as florestas de terra firme e de várzea do norte da Amazônia. Os machos atingem a maturidade sexual por volta dos 66 meses e as fêmeas aos 43 meses.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Marli Mitsunaga: Animais Brasileiros Ameaçados de Extinção, São Paulo. Ed. Caramelo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Groves, C.. In: Wilson, D. E., and Reeder, D. M. (eds). Mammal Species of the World. 3rd edition ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 16 de novembro de 2005. Capítulo: Order Primates. , 146–148 p. ISBN 0-801-88221-4 OCLC 62265494
  2. Veiga, L. M., Bowler, M., Silva Jr., J. S., Queiroz, H. L., Boubli, J.-P. & Rylands, A. B. (2008). Cacajao calvus (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 12 de março de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Novo Mundo, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.