Cachimbo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Cachimbo (desambiguação).
Um cachimbo do tipo 4-Square Billiard

O cachimbo, também chamado pito,[1] é um instrumento utilizado para se fumar, geralmente, tabaco (embora versões mais improvisadas de cachimbos feitos com tubos de policloreto de vinila, latas, canos e embalagens também costumem ser utilizadas para se fumar pedras de crack).[2]

É composto de um recipiente (o chamado fornilho) onde se queima o fumo, e de um tubo (a chamada piteira) por onde se aspira a fumaça produzida pelo fumo. O cachimbo pode ser usado como peça religiosa (no caso dos povos indígenas americanos), como símbolo de status ou como uma simples fonte de prazer.

Etimologia

"Cachimbo" deriva do termo quimbundo kixima.[1] "Pito" deriva do tupi petï'ar, "tomar o tabaco".[3]

Matérias-primas do cachimbo

O cachimbo, geralmente, é feito de madeira, mas outras matérias-primas podem ser usadas na sua confecção, como o Meerschaum, espigas de milho, porcelana, acrílico, vidro, barro etc. Meerschaum, palavra alemã que significa "espuma do mar", é um mineral: mais especificamente, um silicato hidratado de magnésio, também chamado sepiolita,[4] encontrado nas costas do Mar Negro e na Turquia.

Formatos de Cachimbo

Existem vários formatos[5] de cachimbo, tais como: billiard, o formato clássico da maioria dos cachimbos; apple; bent apple; calabash; bulldog; straight; churchwarden; volcano etc. O 4-Square Billiard é um cachimbo com as laterais do fornilho quadradas e com a haste da piteira também quadrada. Já no formato Square-Panel, as laterais do fornilho são quadradas mas a piteira é redonda.

Índio pataxó brasileiro com um cachimbo tradicional indígena de madeira

As misturas de fumo para cachimbo

Há uma infinidade de misturas de tabacos, também chamadas blends, disponíveis para os fumantes de cachimbos. São, geralmente, feitas com diversos variedades de tabaco: Virgínia, Burley, Cavendish, Latakia, Perique etc.

O tipo Cavendish, por exemplo, caracteriza tabaco de variedade Virgínia, que foi tratado com açúcar ou mel e uma bebida alcoólica, para lhe conferir suavidade. Recebe este nome porque teria sido inventado pelo navegador e corsário Inglês almirante sir Thomas Cavendish. O tabaco tipo Latakia é um fumo Virgínia fermentado, seco e defumado com fumaça de folhas de pinheiro ou cipreste. Recebe esse nome porque é originário de e produzido na região de Lataquia, na Síria.

História

O uso do cachimbo teve início nas Américas, no período pré-colombiano. Fazia parte de rituais sagrados dos povos ameríndios significando, para algumas culturas, a união do mundo terrestre (representado pelas folhas) com o celeste (representado pela fumaça). Uma das lendas ameríndias que contam essa relação é a Lenda do Búfalo Branco, pertencente à cultura sioux, que atribui uma origem divina ao cachimbo.[6]

O cachimbo na arte

Nas artes, é famosa uma pintura de René Magritte que é intitulada Ceci n'est pas une pipe, que significa "isto não é um cachimbo". Johann Sebastian Bach dedicou, a seu cachimbo, a ária So oft ich meine Tobackspfeife, um poema musicado em que o compositor atribui, ao fumar o cachimbo, uma antevisão da imortalidade.[7]

Expressões Idiomáticas

As expressões "fumar cachimbo com o inimigo" e "fumar o cachimbo da paz" têm o sentido de oferecer uma trégua ou fazer uma tentativa de reconciliação com um adversário.

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cachimbo
Wikilivros
Wikilivros
O Wikilivros tem um livro chamado Cachimbo

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.307
  2. DST-AIDS: hepatites virais. Disponível em http://www.aids.gov.br/noticia/ministerio-distribui-cachimbos-para-usuarios-de-crack. Acesso em 20 de julho de 2014.
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 341
  4. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 1 572.
  5. http://www.pipedia.org/index.php?title=Pipe_Shapes
  6. http://www.caminhosdeluz.org/A-228.htm
  7. http://sucrilhosforever.blogspot.com/2010_05_01_archive.html