Cachoeira Dourada (Goiás)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cachoeira Dourada
  Município do Brasil  
Praça na Praia da Lua, em Cachoeira Dourada
Praça na Praia da Lua, em Cachoeira Dourada
Praça na Praia da Lua, em Cachoeira Dourada
Símbolos
Bandeira de Cachoeira Dourada
Bandeira
Hino
Gentílico cachoeirense-do-sul
Localização
Localização de Cachoeira Dourada em Goiás
Localização de Cachoeira Dourada em Goiás
Localização de Cachoeira Dourada em Goiás
Cachoeira Dourada está localizado em: Brasil
Cachoeira Dourada
Localização de Cachoeira Dourada no Brasil
Mapa
Mapa de Cachoeira Dourada
Coordenadas 18° 29' 31" S 49° 28' 29" O
País Brasil
Unidade federativa Goiás
Municípios limítrofes Cachoeira Dourada (MG), Inaciolândia, Itumbiara
Distância até a capital 238 km
História
Fundação 14 de maio de 1982 (41 anos)
Administração
Prefeito(a) Rodrigo Rodrigues Almeida[1] (MDB, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [2] 521,130 km²
População total (IBGE/2020[3]) 8 031 hab.
Densidade 15,4 hab./km²
Clima Tropical
Altitude 459 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010 [4]) 0,698 médio
PIB (IBGE/2008[5]) R$ 380 066,459 mil
PIB per capita (IBGE/2008[5]) R$ 49 578,20

Cachoeira Dourada é um município brasileiro do interior do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país. O Município é formado também pelo seus dois distritos, Nilópolis e Almerindonópolis. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 8,031 habitantes em 2020.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Cachoeira Dourada surgiu como uma vila as margens do rio Paranaíba, com a economia fundada na pesca e agricultura familiar.

No curso natural do Rio Paranaíba, encontrava-se no limite do município, uma linda cachoeira de águas cristalinas, frequentada pelos antigos moradores e destruída no início da década de 50 para a construção da Usina Hidroelétrica de Cachoeira Dourada. Nessa época o governo federal do então presidente Jucelino kubistchek (JK) articulava a construcãode de uma nova capital, para isso precisava de grande quantidade de energia para concretizaçao de tal projeto.Conta-se que na antiga cachoeira, em decorrência do contato dos raios solares com as suas águas, formava-se um lindo arco-íris, denominado “Ituverava” pelos índios Caiapós. Outra característica marcante do local à época era a diversidade de peixes existentes no Rio Paranaíba, notadamente o dourado

Da cachoeira demolida para dar lugar ao progresso, restou a inspiração do nome “Cachoeira Dourada”, bem como as lembranças cravadas na memória daqueles que a conheceram.

O nome Cachoeira Dourada, segundo relatos coletados com anciões locais, teria surgido através de duas hipóteses. A primeira seria devido ao brilho amarelo-dourado que o vapor de água da cachoeira emanaria ao ter contato com a luz solar ao entardecer. A segunda seria relacionada a quantidade de dourados, espécie de peixe encontrada em abundancia naquela época.

Ao analisar a linha do tempo de Cachoeira Dourada, nos deparamos com o marco da construção da usina hidrelétrica na década de 1950 que tomaria lugar da cachoeira nativa e ocuparia grande parte do território com as águas do represamento.

Enel Green Power Cachoeira Dourada S.A é uma companhia de capital fechado que atua na realização de estudos, projeções, construção, instalação, operação e exploração de usinas geradoras de energia elétrica, bem como na comercialização de energia.

Construída na década de 1950 para gerar a energia necessária à construção de Brasília, a EGP Cachoeira Dourada é controlada pelo Grupo Enel desde setembro de 1997 com um contrato de concessão com vencimento em setembro de 2027. Sua capacidade instalada é de 658 MW.

Descoberta das fontes termais[editar | editar código-fonte]

O município ficou conhecido a partir da década de 1970 por ser descoberto em sua estrutura geológica veios de água quente e com índice elevado de salinidade, sendo seu diferencial.

Mais uma vez, conforme relatos de moradores, a descoberta do recurso hídrico se deu por acaso. Na tentativa da construção de um poço artesiano para o abastecimento do posto de gasolina local, o comerciante (Mario Gomes) e os operários da obra teriam se surpreendido com o jato de água quente e salobra, depois de dificuldades em romper a camada rochosa presente no caminho da broca empregada.

Percebendo o potencial, Mario Gomes investiu na construção de piscinas aquecidas e uma galeria comercial próximas ao local da perfuração. Dando início ao desenvolvimento turístico da comunidade.

Emancipação Municipal[editar | editar código-fonte]

Tendo em mente o desenvolvimento socioeconômico local a partir do turismo, dos avanços na exploração agro e também a influência da construção da Hidrelétrica, em 1982, atendendo ao anseio da população, após um plebiscito, Cachoeira Dourada se emancipou de Itumbiara, deixando a categoria de distrito e se tornando município.

Georreferenciamento[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 18º29'30" sul e a uma longitude 49º28'30" oeste, estando a uma altitude de 459 metros do nível do mar. Sua população estimada em 2004 era de 8.537 habitantes. Possui uma área de 522,74 km².

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Rodovias[editar | editar código-fonte]

Administração[editar | editar código-fonte]

Turismo[editar | editar código-fonte]

Além das águas termais, Cachoeira Dourada também é banhada pelo lago no rio Paranaíba com uma extensão de 65 km formado pela barragem da usina hidrelétrica. Aos fins de semana e feriados, a cidade se enche de turistas que vêm em busca da tranquilidade e do clima hospitaleiro da cidade, e também da diversão no lago e nos clubes da cidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Candidatos a vereador Cachoeira Dourada-GO». Estadão. Consultado em 5 de junho de 2021 
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. a b Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (27 de agosto de 2020). «Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2020». Consultado em 28 de agosto de 2020 
  4. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 (29 de julho de 2013). «Ranking do IDHM Municípios 2010». Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Consultado em 18 de outubro de 2019 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Goiás é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.