Cachoeira da Pirapora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Cachoeira da Pirapora
Queda do Pinga
Queda do Pinga

Queda do Pinga
Dados gerais
Altura 15 m
Rio Rio Pirangi
País(es)  Brasil
Região Nordeste
Localidade Pirapora
Cachoeira da Pirapora está localizado em: Brasil
Cachoeira da Pirapora
Localização no Brasil
3° 33' 33" S 41° 22' 59" {{{latG}}}° {{{latM}}}' {{{latS}}}" {{{latP}}} {{{lonG}}}° {{{lonM}}}' {{{lonS}}}

As Cachoeiras da Pirapora são quedas de água situadas no município de Viçosa do Ceará, Estado do Ceará, no Brasil.

Estão localizadas no declive da Serra da Ibiapaba em direção a oeste, no Rio Pirangi, um dos afluentes do Rio Parnaíba. Ficam a cerca de 25,5 km da cidade de Viçosa do Ceará, Estado do Ceará, e a 313 km de Fortaleza, a capital do Ceará bem próximo a divisa com o Piauí. São uma conjunto de quedas d'águas formando quatro cachoeiras em escala crescente, sendo a última e maior, a Cachoeira do Engenho Velho, possuindo cerca de 30 metros de altura. A segunda maior é Cachoeira do Pinga que é a terceira queda d'água com cerca de 15 metros de altura e 30 metros de largura.

Dados criveis junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e Decreto Geral nº 3.012, de 22 de novembro de 1880.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Seu nome tem origem tupi e significa "Salto do peixe", através da junção dos termos pirá ("peixe") e pora ("Salto")[1]. O nome é uma referência ao fato de, no período da desova dos peixes, eles saltarem sobre a água para vencer as corredeiras do rio e, desse modo, poderem alcançar a cabeceira dos rios, que são locais mais propícios à desova.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências