Cachoeira do El Dorado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cachoeira do El Dorado
Características
Altura 353 m
Localização
Rio igarapé Preto
País  Brasil
Local Barcelos

A Cachoeira do El Dorado é a mais alta queda d'água do Brasil com mais de 353m de altura. Está localizada no monte Tantalita, na serra do Curupira, município de Barcelos, extremo norte do estado do Amazonas. Em linha reta a cachoeira dista 211km da sede do município. É possível visitá-la o ano inteiro sendo que a melhor época vai de Abril a Setembro, no período de chuvas.

Não deve ser confundida com a cachoeira do Aracá que está localizada no rio Aracá onde tem o posto da Funai. Também conhecida como cachoeira dos índios por causa do posto. É uma corredeira e não uma queda d’água. É chamada de cachoeira do Aracá porque está no rio Aracá.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A região é uma das mais selvagens do planeta e caracterizada por montanhas acima de 2 mil metros de altura, rios caudalosos, ilhas fluviais e praias de areia branca.

Além disso, abriga grande diversidade animal e vegetal, onde se destacam o lindo galo-da-serra, de cor toda alaranjada, e os cogumelos azuis. Os cristais de rocha e as bromélias são outras atrações que chamam muito a atenção.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Embrapa - Cachoeira do Aracá.
  • Embrapa - Bacia do Demene, no Parque Estadual do Aracá, Amazonas.
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.