Cachoeira do El Dorado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde outubro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.


Cachoeira do El Dorado
Características
Altura 353 m
Localização
Rio Igarapé Preto
País  Brasil
Local Barcelos

A Cachoeira do El Dorado é a mais alta queda d'água do Brasil, com mais de 353 m de altura. Está localizada no monte Tantalita, na Serra do Curupira, município de Barcelos, extremo norte do estado do Amazonas. Em linha reta, a cachoeira dista 211 km da sede do município. É possível visitá-la o ano inteiro, sendo a melhor época de abril a setembro, no período de chuvas.

Não deve ser confundida com a Cachoeira do Aracá, localizada no rio de mesmo nome e também conhecida como "Cachoeira dos Índios", por causa de um posto da FUNAI ali existente. Na verdade, a chamada "Cachoeira" do Aracá é uma corredeira, não uma queda d’água.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A região é bastante selvagem e caracterizada por montanhas acima de 2 mil metros de altitude, rios caudalosos, ilhas fluviais e praias de areia branca.

Além disso, abriga grande diversidade animal e vegetal, onde se destacam o galo-da-serra, de cor toda alaranjada, e cogumelos azuis. Há ainda cristais de rocha e bromélias.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Embrapa - Cachoeira do Aracá.
  • Embrapa - Bacia do Demene, no Parque Estadual do Aracá, Amazonas.
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.