Guaxe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cacicus haemorrhous)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGuaxe

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Icteridae
Género: Cacicus
Espécie: C. haemorrhous
Nome binomial
Cacicus haemorrhous
(Linnaeus, 1766)
Distribuição geográfica

O guaxe (Cacicus haemorrhous) é uma espécie de ave da família Icteridae, também conhecida como Japira.

Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. Seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, pântanos subtropicais ou tropicais e florestas secundárias altamente degradadas. Apresenta capacidade de adaptação a alterações antrópicas, isto é, alterações promovidas pelo homem no meio ambiente. As espécies do genero Cacicus e Psarocolius(japus) possuem o curioso hábito de nidificarem em colonias, construindo belissimos ninhos em formato de bolsa que ficam pendentes dos galhos das árvores. Esse espetaculo, dos ninhos balançando ao vento em árvores altaneiras da mata, é um dos mais belos das florestas sul americanas. Porém, atraem também os predadores como tucanos e macacos. O Guaxe em seu habitat é ave comum, denunciando-se pela vocalização, um áspero "guaxe" que emite frequentemente. Guaxes e japús possuem um cheiro característico não muito agradável. O Guaxe é ave muito conhecida e faz parte do folclore brasileiro. Na giria se diz: "cabelo parecendo um ninho de guaxe" uma forma de repreensão a crianças que não cuidam do cabelo, deixando-o com aspecto de desleixo que populares notam nesses ninhos. Também são famosos pela astúcia: ao construir os ninhos em colonias, frequentemente colocam-nos pendentes, debruçados sobre as águas de algum rio de forma que seus predadores não possam alcança-los.[1]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Guaxe

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b (em inglês) BirdLife International 2004. (bird)%20haemorrhous Cacicus haemorrhous. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. Dados de 25 de Julho de 2007.

SICK, Helmut. Ornitologia Brasileira. Edição revista e ampliada por José Fernando Pacheco. Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro,2001.

WIKI-AVES. A ENCICLOPEDIA DAS AVES DO BRASIL. [1]

Ícone de esboço Este artigo sobre aves passeriformes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.