Caco Antibes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Caco Antibes
Personagem de Sai de Baixo
Outro(s) nome(s) Carlos Augusto Vasconcellos Antibes
Sexo Masculino
Família Magda (esposa)
Caquinho (filho)
Dona Caca (mãe)
Seriado(s) Sai de Baixo
Temporada(s) 1ª-9ª
Primeira aparição A Festa de Babete
Interpretado por Miguel Falabella
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Carlos Augusto Vasconcellos Antibes mais conhecido como Caco Antibes, é o principal personagem do programa humorístico Sai de Baixo, interpretado pelo ator Miguel Falabella, no programa exibido pela Rede Globo de Televisão entre 1996 e 2002[1] .

Perfil[editar | editar código-fonte]

Antes, um membro da rica sociedade em São Paulo, Caco Antibes foi vítima de uma auditoria da Receita Federal que descobriu um número ilimitado de maracutaias e falcatruas, algumas delas envolvendo políticos influentes. Com isso, Caco e sua esposa, Magda (Marisa Orth), foram despejados de sua mansão junto com a sogra, Cassandra Mathias Salão (interpretada por Aracy Balabanian), e foram morar no apartamento de Vanderley Mathias, conhecido como Vavá (interpretado por Luiz Gustavo), irmão de Cassandra. Caco sempre se descreve como um "príncipe dinamarquês", descendente da "Baronesa Vah sy Fiuder", e faz referências a esse país. Um episódio tem Vavá declarando que Caco na verdade nasceu na Ilha do Governador (onde Falabella cresceu).

No episódio "Da no pé louro" se descobre que Caco tem um irmão gemeo Taco Antibes.

Caco é filho de Carlota "Dona Caca" Antibes (também interpretada por Miguel Falabella), uma senhora da cidade mineira de Carmo do Rio Claro metida a madame que, semelhante ao filho, tem horror a pessoas pobres.

No revival de 2013, é revelado que Caco passou 11 anos em uma prisão na Dinamarca após cometer roubos na bolsa de valores. Durante o primeiro episódio, dá um golpe com um mordomo (Tony Ramos) para tomar posse do apartamento de Vavá, que havia sido comprado pela ex-doméstica da família, Neide (Márcia Cabrita).

Caco é o mais entojado hóspede do Arouche Towers: detesta pessoas pobres, costuma usar alguns termos em inglês e é um perfeito "exemplo de vagabundagem", pois detesta trabalhar, se considerando uma "Claudia Schiffer de calças", e tenta ganhar dinheiro usando ideias mirabolantes para ganhar dinheiro fácil, seja de que maneira for, enquanto aguenta as brigas e reclamações da sogra Cassandra e as burrices da esposa Magda.

Segundo Falabella, "Caco Antibes é a cara do Brasil, dominado por uma burguesia decadente e completamente psicótica. O Caco é um fascista e louco. Mas é feito com charme e vira um engraçado".[2]

Bordões[editar | editar código-fonte]

  • "Como é que um homem fino como eu, um homem louro, um homem alto, um príncipe dinamarquês...."
  • "Por favor salvem a professorinha!" (no revival em 2013 citada com "Dilma, já que não salvaste a professorinha salve os aeroportos!")
  • Quando Magda exagera nas frases estúpidas, Caco responde "Cala a boca, Magda!" - às vezes a plateia diz em seu lugar - ou começa a imitar um jumento.
  • "Como você é baixa..." - reclamando da sogra Cassandra
  • Caco frequentemente chama sua sogra Cassandra de cabeção, jararaca ou "cascacu" (uma mistura de cascavel e surucucu).
  • Cassandra também recebe piadas sobre seu figurino, seu cabelo, seu suposto comportamento devasso ("esta mulher estava nua na área de serviço dançando 'Cara caramba cara caraô'!") e a carreira de Aracy Balabanian ("eu sei o que acontecia nos bastidores de Nino, o Italianinho!). Como Aracy é descendente de imigrantes da Armênia, também cita-a junto com a capital do país, Yerevan.
  • "Eu tenho horror a pobre!" (geralmente concluindo suas descrições de hábitos de pobres)

Referências

  1. Memória Globo - Sai de Baixo (em português). Visitado em 12 de janeiro de 2013.
  2. Miguel Falabella Assumir pra quê?


Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.