Cadeia de frio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A cadeia de frio (também conhecida por rede de frio e rede ou cadeia frigorífica) é todo o processo desde a concepção, passando pelo armazenamento, até ao transporte do produto, preservando todas as condições de refrigeração e garantindo a sua conservação (Tanabe et al., 2000). A cadeia de frio é composta normalmente pelos seguintes elementos (Rocha et al., 2001, p. 11):

A nossa sociedade não seria a mesma sem a existência da cadeia de frio. Seria impossível obter muitos dos alimentos que consumimos, pois não nos chegariam nas devidas condições. Um dos ramos que exigem cadeia de frio devidamente projectada é a indústria dos gelados, pois a cadeia de frio é indispensável em todo o seu processo, com destaque para o fabrico, a armazenagem, a distribuição e a conservação. (Ferreira, 2009, p. 1).

Referências[editar | editar código-fonte]

  • FERREIRA, Armando José Vieira Tomaz - Cadeia de Frio [Manuscrito]. 2009. 1 f. autograph. Acessível na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, Monte da Caparica, Portugal.
  • ROCHA, Cristina Maria Vieira et al. - Manual de rede de frio [Em linha]. 3ª ed. Brasília: Fundação Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, 2001. [Consul. 16 Abr. 2008]. Disponível em WWW: <URL:http://www.campinas.sp.gov.br/saude/vigilancia/epidemiologica/manual_rede_frio.pdf>
  • TANABE, Shiguetoshi Celso ; CORTEZ, Luís Augusto Barbosa - Perspectivas da cadeia do frio para frutas e hortaliças no Brasil [Em linha]. Nazaré, PA: Cabano Engenharia, 1998. [Consul. 16 Abr. 2008]. Disponível WWW: <URL:http://www.cabano.com.br/frio%20e%frutas.htm>.
Ícone de esboço Este artigo sobre Logística é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.