Cadeira Cativa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cadeira Cativa
Informação geral
Formato
Gênero Esportivo
Duração Até 80 minutos
Criador(es) Sérgio Reis
País de origem Brasil
Idioma original português brasileiro
Produção
Produtor(es) Bruno Soares
Mauricio Freitas
Apresentador(es) Luiz Carlos Reche
Tema de abertura "The Final Bell", Bill Conti
Exibição
Emissora original TV Guaíba (1979-2007)
Ulbra TV (desde 2008)
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 1979 – presente

Cadeira Cativa é um programa de televisão brasileiro produzido e exibido desde 1979, sendo que até 2007, a TV Guaíba era encarregada da exibição, quando a mesma foi extinta, e a Ulbra TV passou a exibir desde 31 de março de 2008. Contendo um formato de mesa-redonda, é apresentado pelo comentarista Luiz Carlos Reche.

História[editar | editar código-fonte]

O programa entrou no ar em 1979 na extinta TV Guaíba, canal 2 VHF. Assim como todos os programas da emissora na gestão de Breno Caldas, foi criado por Sérgio Reis, pioneiro da televisão no Rio Grande do Sul, que inaugurou em 1959 a TV Piratini. Inicialmente foi apresentado por Armindo Antônio Ranzolin. O Cadeira Cativa ia ao ar todas as segundas-feiras em horário nobre, logo após o Guaíba Ao Vivo.

Após a venda da Companhia Jornalística Caldas Júnior, da qual fazia parte a TV Guaíba, para o empresário de soja Renato Bastos Ribeiro, em 1986, o Cadeira Cativa foi um dos poucos programas que permaneceu na grade da emissora. Era apresentado inicialmente por Edegar Schmidt, antigo comentarista do quadro Dois Toques, do Guaíba Ao Vivo. O programa passou a ser apresentado pelo jornalista esportivo Luiz Carlos Reche. Em 2005 o quadro Vox Populi, antes apresentado por Márcio Neves, hoje no Grêmio, passou a ser apresentado pelo jornalista Fabiano Brasil, que também passou a ser o apresentador substituto de Reche.

Em julho de 2007, quando a Caldas Júnior foi vendida ao Grupo Record, a TV Guaíba saiu do ar e em seu lugar entrou no ar a TV Record Rio Grande do Sul, substituindo a produção independente pela programação nacional da Rede Record. Com o fim da TV Guaíba, o Cadeira Cativa passou a ser apresentado na Rádio Guaíba, no mesmo horário.

A partir de 31 de março de 2008, o Cadeira Cativa passou a ser transmitido pela Ulbra TV, de segunda a sexta-feira, às 19h45min, logo após o Ulbra Notícias. Mesmo apresentando o programa na Ulbra TV, Luiz Carlos Reche continuou no Grupo Record RS. Após a saída de Reche do Grupo Record e sua ida para o Grupo Bandeirantes,ele continua a apresentar o esportivo na Ulbra TV.O programa,durante as férias de Reche,geralmente era apresentado por Fabiano Brasil, e com a produção de Marcelo Salzano.

No dia 12 de dezembro de 2016, durante o programa, o ex-presidente do Sport Club Internacional, Fernando Miranda, desferiu um soco no comentarista Júlio Ribeiro ao vivo[1]. Os dois se desentenderam durante debate sobre o momento do Internacional. O apresentador do programa, Luiz Carlos Reche, tentou conter os ânimos exaltados, mas Fernando se levantou da cadeira e partiu para a agressão. O programa saiu do ar quando outros jornalistas tentaram conter a confusão. "Infelizmente acontece, os nervos estão à flor da pele, o presidente se sentiu ofendido e acabou partindo para as vias de fato [...] Fazer o que, aconteceu. Peço desculpas", disse Reche, o apresentador, ao fim do programa. Agredido, Júlio Ribeiro é editor da Revista Press, de circulação no Rio Grande do Sul.

Trilha de abertura[editar | editar código-fonte]

A música de abertura do Cadeira Cativa chama-se The Final Bell, criada por Bill Conti para o filme Rocky, lançado em 1976 nos Estados Unidos. Na TV Guaíba e em 2007, na Rádio Guaíba, era usada uma versão da música que pode ser encontrada na faixa Overture do álbum Rocky Balboa: The Best of Rocky. Quando o programa reestreou na Ulbra TV em 2008, foi feita uma versão especial, não encontrada na trilha sonora do filme.

Referências

  1. «Ex-presidente do Internacional agride jornalista em programa ao vivo. Veja!». SporTV.com. 13 de dezembro de 2016. Consultado em 14 de dezembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]