Cadenas de amargura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cadenas de amargura
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Luis Vélez
Produtor(es) Carlos Sotomayor
Elenco Daniela Castro
Raúl Araiza Herrera
Diana Bracho
Delia Casanova
Cynthia Klitbo
Raul Magaña
ver mais
Tema de abertura "The Blade Artist", por Dwight Bernard Mikkelsen.
Exibição
Emissora de
televisão original
Canal de las Estrellas
Transmissão original 7 de janeiro de 1991 - 26 de abril de 1991
N.º de episódios 80
Cronologia
Último
Último
Alcanzar una estrella
Milagro y magia
Próximo
Próximo
Programas relacionados En nombre del amor

Cadenas de amargura (lit. Cadeias da amargura) é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida entre 7 de janeiro e 26 de abril de 1991.

Foi protagonizada por Daniela Castro e Raúl Araiza, com atuação antagônica de Diana Bracho e Cynthia Klitbo.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Depois do acidente que matou seus pais, a pequena Cecilia vai morar com suas tias Evangelina e Natalia, ambas solteiras e muito diferentes. Natalia ama Cecilia como uma mãe, enquanto Evangelina sempre procura maneiras de quebrar as ilusões da menina e fazê-la sofrer. Por isso Cecilia tem um profundo medo de Evangelina.

Cecilia cresce e está prestes a completar 18 anos. Agora sua melhor amiga é Sofia sua vizinha, que a incita ser como qualquer outra garota, mas Evangelina sempre tem o cuidado de evitar que Cecilia se diverta ou vá para algum lugar. Enquanto isso, Natalia não faz mais que ver como Cecilia sofre, porque ela também teme o caráter forte de Evangelina.

Mesmo Sofia lastimando o tratamento que Evangelina dá a Cecilia, esta última parece estar mais do que acostumada. Enquanto isso Sofia sofre pelo abandono de seu pai, que fugiu com outra mulher. Ela e sua mãe Martha são mal vistas por Evangelina, que sempre tem desacreditado com os vizinhos.

Sofia e Cecilia recebem a chegada do amor. Sofia se apaixona por Gerardo, um rapaz nobre e bom que acabou de terminar seus estudos e começar a trabalhar em uma loja de doces, pois não aceita trabalhar com seu pai, que é dono de uma fábrica de cerâmica. Enquanto isso, Cecilia conhece Joaquin, um jovem contador e amigo de Gerardo que trabalha com ele na loja de doces, e se apaixona por Cecília. Agora Cecília começar a pensar sobre o que ele quer fazer em sua vida e começa a buscar universidades pensando que a herança de seu pai será o suficiente. Joaquín está apaixonado por Cecília, mas ela, apesar de não sentir o mesmo por ele, aceita o namoro

Evangelina descobre o namoro secreto de Cecilia e decide acabar com a felicidade de sua sobrinha. Na noite em que Joaquin pede a mão de Cecília, Evangelina o envenena e termina com as ilusões de Cecilia em fazer a vida longe da casa de sua tia e da casa em que ela é considerada prisioneira.

Cecilia abriga sua dor nos estudos, mas Evangelina mente para sua sobrinha, dizendo-lhe que seu pai não deixou nada, pois tudo foi usado para pagar as dívidas que ele deixou. Natalia descobre a verdade sobre a sua herança do seu irmão, mas Evangelina tenta matá-la empurrando-a escada abaixo e deixando-a gravemente ferida. Enquanto Natalia está à beira da morte vem à paróquia local o padre Julio. Gerardo pouco a pouco descobre que realmente está apaixonado por Cecilia e quando ele se confessa, ambos concordam amar em segredo para não machucar Sofia.

Julio é o homem por trás da história de Vizcaíno, pois antes de ser sacerdote , ele foi noivo de Natalia. Porém Evangelina se encarregou de separá-los, fazendo Julio acreditar que Natalia havia se casado com outro homem. E por sua vez, Evangelina fez Natalia acreditar que Julio tinha morrido, mandando um telegrama anônimo notificando a notícia. Quando Julio retorna, recebe a notícia de que Natalia se casou e decide sair do México. Em sua dor, ele decide retirar-se para um seminário, longe da dor que lhe traz Guanajuato. Natalia fica grávida e seguindo o conselho de Evangelina,entrega sua filha a seu irmão e sua cunhada. Essa menina era Cecília.

A presença de Julio é o principal gatilho para quebrar o ódio e amargura de Evangelina, que depois de assassinar Natalia, busca agora romper a felicidade de Cecília, que depois de conhecer o amor com Gerardo pretende ser feliz ao seu lado, sem saber os planos de Evangelina.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios TVyNovelas 1992[editar | editar código-fonte]

Categoria Nominado(a) Resultado
Melhor telenovela Carlos Sotomayor Venceu
Melhor atriz protagonista Diana Bracho Venceu
Melhor atriz antagonista Cynthia Klitbo Venceu
Melhor atriz principal Aurora Molina Indicado
Melhor ator principal Fernando Luján Indicado
Melhor atriz coadjuvante Tina Romero Indicado
Delia Casanova Indicado
Melhor ator coadjuvante Raymundo Capetillo Indicado
Revelação feminina Marcela Páez Indicado
Melhor atriz juvenil Daniela Castro Venceu
Melhor ator juvenil Raúl Araiza Herrera Venceu
Melhor direção de câmeras Carlos Guerra Venceu
Melhor direção de cena Luis Vélez Venceu

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]