Cadillacs and Dinosaurs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Cadillacs and Dinosaurs
Folheto de publicidade norte americano
Desenvolvedora Capcom
Publicadora(s) Capcom
Distribuidora Capcom
Plataforma(s) Arcade
Data(s) de lançamento 1992
Gênero(s) Ação,Aventura
Modos de jogo Single player, Multiplayer
Idioma inglês

Cadillacs and Dinosaurs é um jogo arcade(placa CPS1) lançado em 1992 pela Capcom baseado nos quadrinhos Xenozoic Tales de Mark Schultz.

Usava sistema de jogos semelhante ao de outro sucesso da época, Final Fight. A história é ambientada em 2513, depois de uma catástrofe ambiental que provocou um colapso na civilização no século XX e o ressurgimento dos dinossauros.

O usuário pode escolher quatro personagens no jogo, percorrer Nova Iorque parcialmente submersa e se aventurar em selvas tropicais, desertos e vilarejos perdidos para enfrentar vilões, dinossauros e seres mutantes (meio-homens, meio-dinossauros) atrás do chefão final, dr. Fessenden. Para fazer jus ao título, o personagem pode utilizar um Cadillacs na terceira fase do jogo.

Origem nos quadrinhos

Afinal, de onde saiu essa ideia de misturar carros com dinossauros? Tudo bem que a história não funciona bem assim, mas essa criação insana não é algo originário dos games. Sua origem veio de uma história em quadrinhos chamada de Xenozoic Tales, que mais tarde ficou conhecida apenas como Cadillacs and Dinosaurs.

A saga em quadrinhos foi publicada pela editora Kitchen Sink Press de forma bem irregular, entre os anos de 1987 e 1996, durando 14 números neste grande período de tempo. Seu escritor e criador, Mark Schultz, parecia não ter muito tempo para desenvolver suas ideias.

Pancadaria em cima dos monstros

O jogo Cadillacs and Dinosaurs foi lançado em 1993 pela Capcom, o mesmo estúdio por trás de sucessos como Captain Commando, Final Fight e Street Fighter que, na época, eram os principais jogos da produtora.

Cadillacs and Dinosaurs podia ser classificado como um game “beat’em up”, ou seja, o famoso gênero de “bater e correr”. A ideia é andar pelo cenário 2D com seu personagem e socar tudo o que vier pela frente, sejam humanos, dinossauros ou máquinas. Este tipo de jogo ficou muito famoso nos anos 90 e o título está entre seus principais representantes.

Os quatro personagens selecionáveis eram Jack Tenrec (o principal, com golpes balanceados), Hannah Dundee (a mulher do grupo, mais frágil e mas ágil), Mustapha Cairo (o mais veloz do grupo) e Mess O’Bradovich (o mais forte e com golpes mais arrasadores). Cada um possui suas características próprias, além de poderes, fraquezas e habilidades especiais.

Os jogadores precisavam avançar em oito cenários diferentes, com diversas interseções, lutando ao longo do caminho contra os inimigos comuns e chefõe. O jogo terminada em uma batalha épica contra o grande vilão: Dr. Simon Fessenden.

O mais interessante é que, apesar do título, os dinossauros não era bem inimigos dos jogadores. Acontece que o mundo do game mistura a era dos monstros com um cenário futurista e quase cyberpunk, onde os personagens andam com um cadilaque por aí. Os dinossauros apareciam pelos cenários e podiam ser atacados, ou não! Era a escolha do jogador e isso poderia influenciar nas batalhas.

Versão caseira

Ao contrário do que muitos possam pensar, Cadillacs and Dinosaurs não foi apenas um jogo para fliperamas. Ele também contou com uma versão para Sega CD e PC, lançada em 1994, um ano depois após o sucesso nos arcades.

Mas, ao contrário do jogo para fliperamas, o estilo “beat’em up” foi deixado de lado por aqui. O jogo para console e PC, chamado de Cadillacs and Dinosaurs: The Second Cataclysm, era de tiro e em trilhos, com direito a vídeos animados para contar a história, ou “Full Motion Videos”, tecnologia avançada para a época.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Personagens: Jack Tenrec Hannah Dundee Mustapha Cairo Mess O’Bradovich