Caenogastropoda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCaenogastropoda
Vários exemplos de Caenogastropoda

Vários exemplos de Caenogastropoda
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
(sem classif.) clado Caenogastropoda
Cox, 1960
Taxonomia
Ver texto.

Caenogastropoda é um clado, estabelecido pela primeira vez por Leslie Reginald Cox em 1960, que compreende um grande e diverso grupo majoritariamente composto de gastrópodes marinhos. Ele combina os antigos taxa Mesogastropoda e Neogastropoda.

Este clado era classificado anteriormente como Monotocardia de acordo com Mörch em 1865 mas, desde então, tem passado por algumas revisões e renomeamento.

Caenogastropoda contém a grande maioria dos moluscos marinhos providos de concha, includindo os litorinídeos, cipreídeos, epitoniídeos e caramujos com cones.

Morfologia[editar | editar código-fonte]

Estes moluscos caracterizam-se por apresentarem torção (característica anatômica que consiste na rotação de 180˚ da massa visceral, do manto e da concha em relação à cabeça e ao pé do gastrópode) e por isso foram incluídos num grupo previamente chamado de Streptoneura ("nervos torcidos"), também conhecido como Prosobranchia. Este grupo caracteriza-se por possuir uma única aurícula no coração e apenas um par de camadas no ctenídio (brânquias). Equivalem aos Monotocardia ou Pectinobranchia de autores antigos.

Tomando-se por base a anatomia da rádula, Caenogastropoda podem ser divididos em dois grupos maiores:

  • Taenioglossa (do latim taenio, que significa fita): Compreendem os antigos Mesogastropoda, que possuem tipicamente sete dentes em cada fileira radular.
  • Stenoglossa (de steno: estreito): Trata-se dos antigos Neogastropoda, os quais possuem de 1 a 3 dentes por fileira.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

De acordo com uma taxonomia de gastrópodes de 1997 proposta por Ponder & Lindberg, Caenogastropoda eram classificados como uma superordem.nota 1 Em uma classificação mais recente, de Bouchet & Rocroi (2005), Caenogastropoda se tornou um dos principais clados de gastrópodes, abrangendo:

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Colgan et al. (2003), no entanto, discordou dessa taxonomia e propôs Caenogastropoda como uma subclasse de Gastropoda.

Referências[editar | editar código-fonte]

O conteúdo deste artigo foi traduzido a partir de artigos equivalentes nas Wikipédias em inglês e alemão. As referências lá utilizadas foram:

  • Bouchet, P. & Rocroi, J.P. Working classification of the Gastropoda. Part 2. Malacologia, 47: 239-283, Ann Arbor, 2005. ISSN 0076-2997
  • Millard, Victor. Classification of the Mollusca. A Classification of World Wide Mollusca. Rhine Road, África do Sul, 1997. ISBN 0-620-21261-6
  • Ponder, W. & Lindberg, D. Towards a phylogeny of gastropod molluscs; an analysis using morphological characters. Zoological Journal of the Linnean Society, 119: 83-265, Londres, 1997. ISSN 0024-4082


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Caenogastropoda