Caesar salad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Caesar Salad com frango grelhado.

Caesar salad, salada Caesar ou salada César é uma variante de salada preparada com alface romana e croûtons. Os temperos usados são azeite de oliva, ovo, suco de limão, molho inglês e pimenta preta. Atribui-se ao chef ítalo-americano Cesare Cardini,[1] em Tijuana, no México, a sua criação. É muito apreciada nos Estados Unidos que a divulgou pelo mundo todo.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Existem muitas versões a respeito da origem da Caesar salad. A mais conhecida é que a salada teria sido criada por um chef italiano radicado no México chamado Cesare Cardini. Cardini, cujo sobrenome está relacionado com a culinária do famoso Hotel Peñafiel de Tehuacán, Puebla (México) viajou a Tijuana a um concurso gastronômico onde sua salada acabou sendo a premiada.

Outra versão é que foi criada em uma das cidades de Tijuana ou Ensenada (México) pelo chef Livio Santini de origem italiano no final da década de 1930, na cozinha do restaurante do Hotel Caesar's, propriedade de Cesare Cardini.

Conta-se que pilotos norte-americanos chegavam ao hotel e pediam uma simples salada. Na falta de tomates ou outros ingredientes típicos, o chef Santini seguiu uma velha receita familiar, do sul da Itália, que sua mãe os alimentava em tempos difíceis: uma salada romana, ovos, pequenos pedaços de pão fritos com azeite, queijo seco, azeite de oliva, umas gotas de molho inglês e suco de limão. A salada, tendo agradado aos pilotos, foi denominada inicialmente como "salada dos aviadores"; com o tempo, César Cardini registrou-a como sua criação e a divulgou.

De lá prara cá a receita vem sendo modificada, podendo ser apreciada com frango, anchovas, pão frito, bacon, camarões e muitos outros ingredientes.

Referências

  1. (5 de novembro de 1956) "Cesar Cardini, Creator of Salad, Dies at 60". Los Angeles Times.
  2. Panelinha - receitas que funcionam (Caesar salad).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]