Caiobá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praia de Caiobá.

Caiobá é um bairro e um balneário pertencente ao município de Matinhos, localizado no litoral do estado do Paraná. Atrai anualmente milhares de turistas durante o verão; sua população durante a temporada de verão pode chegar a quase 1.500.000 de pessoas. Caiobá é o destino de muitas pessoas do Brasil e da América Latina.

História[editar | editar código-fonte]

A colonização veio após a chegada do francês Auguste de Saint-Hilaire em 1820 quando começa a surgir a Vila de Matinhos. Em 1927 foi inaugurada a Estrada do Mar, ligando Paranaguá à Praia de Leste, que trouxe muitas famílias alemãs, entre elas a família de Augusto Blitzkow, responsável pela urbanização de Caiobá.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localizado no litoral paranaense, a 3 m de altitude, com uma área de 215 km2. O clima para a realidade sulista é muito quente o ano todo com médias de 22 graus no verão e 18 graus no inverno. Situa-se a 111 km da capital Curitiba.

População[editar | editar código-fonte]

A população é miscigenada, formada por descendentes dos índios carijós, portugueses, italianos, alemães e outros. Apresenta uma estrutura social particular, devido às características da formação de sua população fixa e sazonal, em relação aos veranistas e turistas, e recebe, somente o balneário, cerca de 1.500.000 pessoas, que chegam em feriados e temporadas. O balneário que pertence a Matinhos tem 15.174 habitantes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.