Caivano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Caivano
Caivano.jpg
Localização de Caivano
País  Itália
Região Flag of Campania.svg Campânia
Província Provincia di Napoli-Stemma.svg Nápoles
Área
 - Total 27 km²
Altitude   m (Erro de expressão: caractere "&" não reconhecido pés)
População
 - Total 36,082
    • Densidade 1336/km2 
Código Postal 80023
Código ISTAT 063011
Comunas limítrofes Acerra, Afrágola, Cardito, Crispano, Marcianise (CE), Orta di Atella (CE)
Prefixo telefônico 081
Fiscal B371
Orago padroeiro Maria Santíssima di Campiglione

Caivano é uma comuna italiana da região da Campania, província de Nápoles, com cerca de 36.082 habitantes. Estende-se por uma área de 27 km², tendo uma densidade populacional de 1336 hab/km². Faz fronteira com Acerra, Afrágola, Cardito, Crispano, Marcianise (CE), Orta di Atella (CE).[1] [2] [3]

A principal igreja da Comune de Caivano é o Santuário Maria Santíssima di Campiglione, sendo esta a santa padroeira da cidade.

No interior do santuário, datado do século XVI, verificamos a existência de inúmeros afrescos, tanto no teto da edificação quanto nas suas laterais, em toda a sua extensão. Encontramos também um lindo afresco datado do século XII, pintado em parede num formato de meio cilindro. Neste a pintura já desgastada pelo tempo mostra uma série de entidades santificadas, encontrando-se exatamente ao centro a figura de Maria Santíssima de Campiglione. A figura da Santíssima é a única que possui a sua cabeça e aura projetadas para fora, em forma de relevo.

Contam os populares que a santidade da padroeira se deu quando, no afresco, a figura pintada que retratava a santa projetou a sua cabeça para fora do afresco, estando a observar o que ocorria no ambiente.Os observadores que testemunharam o ocorrido relataram tal fato como milagroso, o que deu à santa o título de padroeira protetora da cidade.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.