Cakewalk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Cakewalk
Origens estilísticas Música Afro-americana, Jig, Reel1 2
Contexto cultural  Estados Unidos
Instrumentos típicos banjo, piano, pequenas bandas
Formas derivadas Ragtime


Cakewalk é uma tradicional forma de música e dança afro-americana que se originou entre os escravos no Sul dos Estados Unidos da América.

Aceite a tradução de "cakewalk" como "passo do bolo" para que assim compreenda as explicações adiante.

Um bolo, ou pedaços de um bolo, eram oferecidos como prêmios para os melhores dançarinos, sendo o bolo um produto raro entre os escravos, e a dança assim recebeu o seu nome de cake(bolo) walk(passo).

A dança foi inventado como uma paródia satírica das danças formais da Europa preferidas pelos donos de escravos, e assim mostram imitações exagerados dessas danças européias, combinadas com passos tradicionais africanos. Uma forma comum do cakewalk era um casal de escravos (um homem e uma mulher com os braços unidos) em fila num círculo, dançando para frente alternadamente com uma série de pequenos pulos com uma outra série de altos passos em forma de chute. Os figurinos usados para o cakewalk normalmente incluíam largas e exageradas gravatas borboletas, casacos, bengalas, e cartolas.

As danças dos escravos eram populares passatempos entre os donos de escravos, envolvendo competições de domingo feitas para o prazer. Continuando mesmo após a Guerra Civil Americana, que libertou os escravos, e mantendo a sua tradição entre os afro-americanos do Sul e gradualmente movendo sua popularidade ao norte. A música de um ritmo leve tornou uma força nacional em busca da música atual americana no final do século, e cresceu em complexidade e a sofisticação envolveu para o ragtime no meio da decáda de 1890.

A música foi adotada para várias obras de musicistas brancos, incluindo John Philip Sousa, Alberto Nepomuceno e Claude Debussy; este tendo escrito Golliwog's Cakewalk como o movimento final da sua suíte Children's Corner em 1908.

A dança envolveu também a língua americana e gírias conhecidas até hoje, a piece of cake (um pedaço de bolo), usada para se dizer de algo simples, algo fácil de fazer e prazeroso, surgiu após as competições apesar dos intricandos passos de danças. Até mesmo o termo cakewalk significa algo fácil, feito sem esforço.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cakewalk
Ícone de esboço Este artigo sobre Jazz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências

  1. African Folklore: An Encyclopedia. Philip M. Peek, Kwesi Yankah. 2003. p. 33. ISBN 0203493141.
  2. http://www.basinstreet.com/articles/cwalk.htm