Calango

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um calango da espécie Tropidurus oreadicus

O termo calango se refere a alguns lagartos, como os da família dos teídeos ou da família Tropiduridae, principalmente os de pequeno porte, Cnemidophorus, Tropidurus e outros que vivem geralmente no solo ou em pedreiras, alimentando-se de alguns artrópodes.

Algumas espécies de calangos:

  • Tropidurus oreadicus
  • Tropidurus torquatus
  • Tropidurus itambere

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Calango" origina-se do termo quimbundo kalanga[1] .

Descrição[editar | editar código-fonte]

Como o termo "calango" é popular e não científico, abrange mais de uma espécie de réptil. Geralmente, são pequenos lagartos não agressivos que podem chegar a medir até trinta centímetros de comprimento.

Calango sobre um costão rochoso

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Caça geralmente pequenos insetos e filhotes de ratos.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Quando ameaçados, procuram se esconder em alguma fenda ou buraco. Quando capturados, ficam imóveis como se estivessem mortos. Para que ocorra o aparecimento dessas espécies, o ambiente precisa apresentar algumas características: costumam aparecer em áreas com pouco movimento de pessoas, com madeira, concreto ou rochas para que se camuflem, escalem e tomem sol. Sempre estão próximos de alguma fenda ou de algo que atraia insetos e outros artrópodes, como lâmpadas e vegetais. São também muito confundidos com lagartixas (geckos), apesar de serem muito maiores que a lagartixa caseira.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.317
Ícone de esboço Este artigo sobre lagartos, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.