Calaverita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Calaverita

Calaverita ou Telureto de ouro é um mineral metálico incomum de Telureto de ouro. Sua composição química apresenta formula AuTe2, de massa molecular 452,2 u , contendo 56,44% de telúrio e 43,56% de ouro. Apresenta estrutura cristalina monoclínica, opaca, sem clivagem, fratura concoidal, com dureza entre 2,5 e 3,0. É um dos poucos compostos de onde o ouro e o telúrio podem ser obtidos.

Foi descoberto primeiramente no condado de Calaveras, no estado norte-americano da Califórnia em 1861, daí a origem do seu nome. Sua cor pode variar de um branco prateado até um amarelo cor de latão. O principal minério associado é a silvanita. As principais reservas deste mineral são encontrado nos Estados Unidos ( Colorado e Califórnia ), Romênia ( Nagyag ), Canadá ( Ontário e Quebeque ) e na Austrália ( Kalgoorlie ).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um mineral ou mineraloide é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.