Calcedônia (cidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o mineral, veja Calcedônia (mineral). Para outros significados, veja Calcedônia.
Calcedônia, na Anatólia, durante as Guerras Médicas, sob ocupação persa

Calcedônia (português brasileiro) ou Calcedónia (português europeu) (em latim: Chalcedonia; em grego: Χαλκηδών; romaniz.:Chalkedon) foi uma antiga cidade portuária da Bitínia, na Anatólia (Ásia Menor), situada do lado oposto a Bizâncio, no que é atualmente o distrito de Kadıköy, em Istambul, Turquia.

Mitologia[editar | editar código-fonte]

Segundo Eusébio de Cesareia, Calcedônia foi fundada 17 anos antes da fundação de Bizâncio por Bizas em 638 a.C., sendo ambas colônias de Mégara, localizadas nos lados opostos do Bósforo.[1]

Os calcedônios foram chamados de "cegos", por terem fundado a sua cidade num local bem inferior ao localizado no outro lado do estreito.[carece de fontes?] Segundo Tácito, quem os chamou de cegos foi o oráculo de Apolo na Pítia, que havia dito a colonos de Mégara para "buscar um lar oposto ao país dos cegos". O enigma levou-os à Calcedônia e, tendo pesquisado os dois lados de um estreito, escolheram o pior, pois o local de Bizâncio tinha a terra mais fértil e melhores oportunidades de pesca.[2] Segundo Heródoto, quem chamou os calcedônios de cegos foi Megabazo, pois eles tinham fundado a sua cidade 17 anos antes de Bizâncio, que era um local muito melhor para uma cidade.[3]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em sua primitiva história compartilhava o destino de Bizâncio, foi conquistada pelo sátrapa Otanes, e foi finalmente cedida à República Romana por Átalo III, de Pérgamo (atual Bergama) em 133 a.C..

Foi parcialmente destruída por Mitrídates VI do Ponto, mas recuperou durante o Império e, em 451, foi aí que se realizou o Concílio de Calcedónia.

Caiu enfim, sob os repetidos ataques das hordas bárbaras, que atravessaram o estreito depois do saque a Bizâncio. Foi acampamento dos persas sob Cosroes II, cerca de 616–626. Os otomanos usaram-na como pedreira para a reconstrução de Istambul.

Ao sul estão as ruínas de Pantíquio (atual Pendik), onde se diz que Belisário teria vivido seus últimos dias, na velhice.

O nome do mineral calcedônia é derivado desta cidade.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Calcedônia (cidade)