Calcedônia (cidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Calcedônia (português brasileiro) ou Calcedónia (português europeu), Chalkedon, Chalcedon (em grego: Χαλκηδών; transl.: Chalkedon) era uma antiga cidade portuária da Bitínia, na Anatólia (Ásia Menor), situada do lado oposto a Bizâncio, atualmente chamado de Kadıköy, um distrito de Istambul, Turquia.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Era uma colônia de Mégara, fundada num sítio tão obviamente inferior por que observa da costa oposta, que recebeu do oráculo o epíteto de "Cidade do Véu" ou "Cidade dos Cegos".

Em sua primitiva história compartilhava o destino de Bizâncio, foi conquistada pelo sátrapa Otanes, e foi finalmente cedida à República Romana por Átalo III, de Pérgamo (atual Bergama) em 133 a.C..

Foi parcialmente destruída por Mitrídates VI do Ponto, mas recuperou durante o Império, e em 451 foi aí que se realizou o Concílio de Calcedónia.

Caiu enfim, sob os repetidos ataques das hordas bárbaras, que atravessaram o estreito depois do saque a Bizâncio, e foi acampamento dos persas sob Cosroes II, cerca de 616 - 626. Os otomanos usaram-na como pedreira para a reconstrução de Istambul.

Ao sul estão as ruínas de Panteichion (atual Pendik), onde se diz que Belisário teria vivido seus últimos dias, na velhice.

O nome do mineral calcedônia é derivado desta cidade.

Modernamente o lugar é ocupado pelo distrito de Istambul, chamado Kadiköy.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.