Serra de Santa Bárbara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Caldeira de Santa Bárbara)
Serra de Santa Bárbara
Serra de Santa Bárbara
Serra de Santa Bárbara, vista do miradouro das Veredas
Altitude 1021 m
Localização ilha Terceira, Açores
Cordilheira Dorsal meso-atlântica
Rota mais fácil Estrada

A Serra de Santa Bárbara localiza-se no concelho de Angra do Heroísmo, no extremo oeste da ilha Terceira, nos Açores. É constituída pelos restos de um vulcão inativo - o maior da ilha -, que se eleva a 1 021 metros acima do nível do mar. Por essa razão constitui-se ainda no maior ponto de condensação de nuvens na ilha, formando uma bacia hidrográfica própria que, além de permitir a alimentação do lençol freático, abastece de água a parte oeste da ilha.

Características[editar | editar código-fonte]

Segundo a Revista de Estudos Açoreanos:[1]

"A Serra de Santa Bárbara abrange toda a zona W da ilha Terceira e compreende um estratovulcão com cerca de 13 km de diâmetro e uma altitude de 1021 m. No topo deste edifício vulcânico destaca-se uma caldeira, com um diâmetro da ordem de 2 km e uma profundidade aproximada de 150 m, no interior da qual se observam alguns domos, (…) espessas escoadas lávicas de natureza traquítica (denominadas por 'coulées') e, mais para oeste, algumas lagoas de pequenas dimensões (Zbyszewski et al., 1971).
Os flancos deste vulcão mostram-se bastante ravinados, com uma rede de cursos de água do tipo centrífuga, implantada principalmente nos flancos N, S e W. Os cones vulcânicos secundários deste estratovulcão estão dispostos radialmente ou sobre acidentes tectónicos de orientação geral NW-SE (Zbyszewski et al., 1971). Entre os primeiros estão o Pico das Faias, o Pico do Teles, o Pico Negro, o Pico das Dez, o Pico Catarina Vieira, o Pico dos Padres, o Pico da Serreta, entre muitos outros; definindo alinhamentos encontram-se, por exemplo, o Pico Negrão, Pico da Lagoinha, o Pico Rachado e o Pico da Lomba (Zbyszewski et ai., 1971)."

No seu cimo inscreve-se uma área de 1.100 hectares, classificada como Reserva Florestal Natural e está inserida na ZEC - Serra Santa Bárbara e Pico Alto PTTER0017 - Rede Natura 2000.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Revista de Estudos Açoreanos, vol. X, fasc. 1, p. 49-50, Dez. 2003.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Açores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.