Calendário do ano de 1582 em Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O calendário do ano de 1582 em Portugal mostra as alterações e correcções que ocorreram em Portugal nos calendários civil e litúrgico católico de acordo com a bula Inter gravissimas, assinada pelo Papa Gregório XIII no dia 24 de fevereiro de 1582, e cujas consequências no calendário civil foram mandadas executar pela lei de Filipe I de Portugal, assinada em Lisboa, a 20 de setembro do mesmo ano[1] para entrar em vigor na noite de 4 para 15 de outubro, a mais longa noite do calendário.

O ano de 1582 foi, em Portugal e noutros Estados europeus, o ano da reforma ou correcção do calendário juliano substituído pelo calendário gregoriano, foi um ano de transição e mudança de calendário[2], um ano diferente dos anteriores e dos futuros, particularmente pela supressão de 10 dias no mês de outubro.

Calendário do ano 1582, da Era de Cristo, em Portugal[editar | editar código-fonte]

O ano de 1582 foi, inicialmente um ano comum, com a letra dominical G, e começou a uma segunda-feira.

Porém, a reforma do calendário juliano, introduzida nesse ano pelo Papa Gregório XIII, teve como consequência não só um novo calendário perpétuo — o calendário gregoriano, mas também um ano menor que acabou por ter apenas 355 dias.

A bula papal que criou o calendário gregoriano[editar | editar código-fonte]

A Reforma do calendário gregoriano foi o culminar de muitos estudos e propostas apresentadas nos séculos anteriores com a finalidade de corrigir as bases do cálculo da data da celebração da Páscoa para aproximar as regras o mais possível com as datas astronómicas do equinócio da Primavera e da Lua Cheia que coincide com ele ou se lhe segue imediatamente.

Quando se chega ao século XVI já os matemáticos e astrónomos tinham calculado um desvio acumulado, de vários dias, entre o equinócio da Primavera observado nos céus e equinócio suposto nos calendários litúrgicos a 21 de março, desvio esse que em 1582 se estabeleceu ser já de 10 dias. Essa diferença pode ser observada também nos calendários de Missais e de Livros de Horas no mês de março em que a chegada do Sol ao signo do Carneiro é assinalada por volta do dia 11 de março.

O documento base do calendário gregoriano é a bula Inter gravissimas ("Entre as maiores preocupações ..."), assinada pelo Papa Gregório XIII, na sua residência em Túsculo, a norte de Roma, no dia 24 de Fevereiro de 1582, dia do apóstolo São Matias (e também o dia a partir do qual se mudava de letra dominical nos anos bissextos).

A reforma do calendário gregoriano apresenta duas grandes mudanças — uma apenas para o ano de 1582 e outra para o futuro, com regras para um calendário perpétuo.

Afirma a bula Inter gravissimas: "E assim para que o Equinócio da Primavera, que os membros do Concílio de Niceia fixaram no 12º dia antes das Calendas de Abril — 21 de março —, volte a ocorrer nessa data, prescrevemos e ordenamos que sejam suprimidos no mês de Outubro do ano de 1582 os dez dias que vão do 3º dia antes das Nonas — 5 de outubro — à véspera dos Idos — 14 de outubro —, inclusive, e que o dia que seguirá ao 4º dia antes das Nonas — 4 de outubro —, em que tradicionalmente celebramos a festa de São Francisco, seja nomeado Idos de Outubro — 15 de outubro." O texto da Bula refere os dias dos meses na forma do antigo calendário romano.

A primeira alteração, e apenas para esse ano, era a supressão de 10 dias no mês de outubro — seriam retirados os dias 5 a 14 inclusive -. Ficaram mais pequenos o mês de outubro (só 21 dias) e o ano de 1582 (355 dias), e também o número de semanas (só teve 51 semanas).

Desta alteração resultou também a mudança da Letra dominical para C a partir do primeiro dia do novo calendário — o dia 15 de outubro, sexta-feira —, que se seguiu ao dia 4 de outubro, quinta-feira, dia da celebração de São Francisco de Assis, não se alterando a sequência dos dias da semana.

Outra mudança do novo calendário alterou o cálculo dos anos bissextos para o futuro. Em cada 400 anos o calendário juliano tinha 100 anos bissextos, e a partir do calendário gregoriano esse intervalo passou a ter apenas 97 bissextos.

O texto da bula explica como: "Depois, para que o Equinócio não volte no futuro a afastar-se do dia 12º antes das Calendas de Abril — 21 de março, decretamos que deve ser intercalado um ano bissexto de 4 em 4 anos, segundo o costume, excepto nos anos centenários; e que estes, apesar de sempre terem sido bissextos até agora, e que queremos que o ano de 1600 o seja ainda, não o serão os seguintes; e que por cada período de 400 anos, cada um dos três primeiros centenários não sejam bissextos, mas o quarto será bissexto, de forma que os anos 1700, 1800 e 1900 não serão bissextos. O ano 2000 será intercalado como é costume como bissexto, contando o mês de Fevereiro com 29 dias, e que a mesma ordem de supressões e intercalações de bissextos em cada período de 400 anos será respeitada perpetuamente."

A opção para o acerto da data de celebração da Páscoa foi para a data mais próxima possível da ocorrência do equinócio da Primavera na época do Concílio de Niceia a 21 de março[3]

Outra alteração do calendário gregoriano refere-se ao cálculo da Páscoa, preferindo o uso das Epactas ao uso do número áureo.

Lei de Filipe I para a aplicação do novo calendário gregoriano em Portugal[editar | editar código-fonte]

O regresso do equinócio da Primavera ao dia tradicionalmente referido ao tempo do Primeiro Concílio de Niceia é o aspecto da Bula papal destacado na Lei que determinava a aplicação daquela Bula papal no Reino de Portugal, assinada por Filipe I de Portugal, em Lisboa, a 20 de Setembro de 1582, e impressa em português, para larga difusão entre todos, as autoridades eclesiásticas — "Arcebispos, Bispos e mais Prelados", por um lado, e as autoridades judiciais — "justiças, Escrivães da Fazenda e da Câmara, Tabeliães das Notas [...] e quaisquer outros oficiais", por outro:

"Dom Filipe, por graça de Deus, Rei de Portugal [...] faço saber aos que esta minha Lei virem que o nosso mui Santo Padre Gregório décimo tércio, ora presidente na universal Igreja de Deus, ordenou um Calendário perpétuo para que nela se celebrasse o dia de Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo no próprio tempo em que os Sumos Pontífices antigos e o santo Concílio Niceno o determinaram [...]

E porquanto para este efeito era necessário diminuirem-se dez dias do ano que corria, declarou Sua Santidade que fossem do mês de Outubro que ora virá deste ano presente de mil quinhentos oitenta e dois para que passados os primeiros quatro dias do dito mês se começassem logo a contar dos quinze dias, e daí por diante até aos trinta e um, e os mais meses corressem pela conta antiga que até agora tiveram. [...] [...] de maneira que tanto que passar o quarto dia do dito mês de Outubro próximo vindouro, que será uma quinta feira do bem-aventurado São Francisco, logo o seguinte dia, sexta feira, em que haviam de contar os cinco dias do mês se diga aos quinze [...]" — Lei de Filipe I de Portugal, existente na Torre do Tombo[4].

O calendário de 1582[editar | editar código-fonte]

Assim, o ano de 1582 em Portugal foi um Ano comum incompleto da reforma do Calendário Gregoriano

O mês de Outubro de 1582 com as alterações da letra dominical e celebrações litúrgicas[editar | editar código-fonte]

Calendário
Semana[5]
LD[6] do ano
LD[6] do dia
Calendário Romano
Notação árabe
Dia da semana
Alterações na liturgia católica[7]
Juliano
40
G
A
Calendas
1
segunda-feira
Juliano
40
G
B
6º antes das nonas
2
terça-feira
Juliano
40
G
C
5º antes das nonas
3
quarta-feira
Juliano
40
G
D
4º antes das nonas
4
quinta-feira São Francisco de Assis, confessor
Gregoriano
E
32º antes das nonas
5
1º dia anulado
Gregoriano
F
Véspera das nonas
6
2º dia anulado
Gregoriano
G
Nonas
7
3º dia anulado
Gregoriano
A
8º antes dos Idos
8
4º dia anulado
Gregoriano
B
7º antes dos Idos
9
5º dia anulado
Gregoriano
C
6º antes dos Idos
10
6º dia anulado
Gregoriano
D
5º antes dos Idos
11
7º dia anulado
Gregoriano
E
4º antes dos Idos
12
8º dia anulado
Gregoriano
F
3º antes dos Idos
13
9º dia anulado
Gregoriano
G
Véspera dos Idos
14
10º dia anulado
Gregoriano
40
C
A
Idos
15
sexta-feira Celebrar os mártires Dinis, Rústico e Eleutério, memória de são Marcos, Papa e confessor e os santos mártires Sérgio Baco, Marcelo e Apuleio[8]
Gregoriano
40
C
B
17º Cal. Nov.[9]
16
sábado Celebrar são Calisto, papa e mártir[10]
Gregoriano
40
C
C
16º Cal. Nov.[9]
17
domingo Celebrar ofício e missa do 18º Domingo depois do Pentecostes[11]
Gregoriano
41
C
D
15º Cal. Nov.[9]
18
segunda-feira Celebrar São Lucas evangelista[12]
Gregoriano
41
C
E
14º Cal. Nov.[9]
19
terça-feira
Gregoriano
41
C
F
13º Cal. Nov.[9]
20
quarta-feira
Gregoriano
41
C
G
12º Cal. Nov.[9]
21
quinta-feira
Gregoriano
41
C
A
11º Cal. Nov.[9]
22
sexta-feira
Gregoriano
41
C
B
10º Cal. Nov.[9]
23
sábado
Gregoriano
41
C
C
Cal. Nov.[9]
24
Domingo
Gregoriano
42
C
D
Cal. Nov.[9]
25
segunda-feira
Gregoriano
42
C
E
Cal. Nov.[9]
26
terça-feira
Gregoriano
42
C
F
Cal. Nov.[9]
27
quarta-feira
Gregoriano
42
C
G
Cal. Nov.[9]
28
quinta-feira
Gregoriano
42
C
A
Cal. Nov.[9]
29
sexta-feira
Gregoriano
42
C
B
Cal. Nov.[9]
30
sábado
Gregoriano
42
C
C
Véspera Cal. Nov.[13]
31
Domingo

Referências

  1. Filipe I de Portugal (1582). «Lei de adopção do Calendário Gregoriano». Lisboa. Consultado em 6 de agosto de 2014 
  2. Mudança para o calendário gregoriano ou, também, de restauração do calendário na medida em que restaurava o Equinócio da Primavera de acordo com a tradição desde o Primeiro Concílio de Niceia
  3. A reforma de Júlio César com a introdução do calendário juliano acertava o Equinócio da Primavera a 25 de março.
  4. Filipe I de Portugal (1582). «Lei de adopção do Calendário Gregoriano». Lisboa. Consultado em 6 de agosto de 2014 
  5. De acordo com a norma ISO 8601.
  6. a b Letra dominical
  7. De acordo com a Bula Inter gravissimas
  8. Celebrações litúrgicas tradicionais entre os dias 6 e 13 de outubro
  9. a b c d e f g h i j k l m n o º dia antes das Calendas de novembro
  10. Celebração litúrgica tradional a 14 de outubro
  11. Neste ano ocorreria a 7 de outubro
  12. Manter a celebração litúrgica tradional deste dia e daqui para a diante
  13. das Calendas de novembro