Calendário solar tailandês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O calendário solar tailandês, Suriyakati (Tailandês: สุริยคติ), tem sido o calendário oficial e predominante na Tailândia desde 1888, ainda que o calendário ocidental seja usado ocasionalmente em negócios e no sistema bancário.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Agosto de 2004/2547BE
Dia

Os calendários tailandeses mostram a era budista (BE, พุทธศักราช, Phuttasakarat), abreviada Pho So (พ.ศ.), e a era cristã (คริสต์ศักราช, kritsakarat), abreviada Kho So (ค.ศ.). Também mostram números chineses para a era cristã e datas do calendário lunar chinês. Como estas determinam o Sabbath budista, o uposatha (วันพระ, Wan Phra), assim como muitos outros festivais chineses tradicionais, são exibidas as datas tanto do calendário lunar tailandês como do calendário lunar chinês.

Festivais tailandeses (esquerda) e chineses (direita).
  • Wan Pra são marcadas com uma imagem de Buda e os festivais chineses com caracteres chineses em vermelho.
  • Figuras azuis (neste exemplo 078 no 15 e acima à esquerda, 538 no 19 e 2576 no 31) marcam as datas nas quais os números da lotería nacional foram sorteados.
  • As datas lunares e os animais dos anos se registram nos certificados de nascimento tailandeses depois da data oficial. Os doze animais, ainda que o calendário oficial determine a idade legal, por exemplo no caso do dia de nascimento da rainha, o 12 de agosto, que é um feriado público que se celebra como o Dia das Mães na Tailândia.

Meses e dias da semana[editar | editar código-fonte]

Os meses e dias da semana são os mesmos que são usados no ocidente, segundo o calendário gregoriano. Os nomes dos meses proveem de nomes hindus dos signos zodiacais. Os dias da semana levam nomes do Sol, da Lua e traduções dos nomes dos cinco planetas clássicos.

O ano[editar | editar código-fonte]

O ano é contado segundo o calendario budista (B.E.), que é 543 anos anterior ao da era cristã, por exemplo, o ano 2007 depois de Cristo é equivalente ao ano 2550 B.E.. A era se baseia na data da morte (Parinibbana) de Buda Gautama, que os tailandeses colocam como tendo ocorrido no ano 543 a. C. (Deve-se notar que somente desde 1° de janeiro de 1941 em diante, a regra de somar ou diminuir 543 anos funciona perfeitamente, o motivo é explicado adiante.)

O calendário decretado pelo rei Chulalongkorn (Rama V), foi denominado Ratana Kosindra Sok (รัตนโกสินทรศก) e era quase idêntico ao calendário gregoriano. Entretanto, a forma de contar os anos tomava como referência a data de fundação de Bangkok (Ratana Kosindra), 6 de abril de 1782 (o primeiro dia do ano 1 da era Ratana Kosindra (รัตนโกสินทร์ศักรัช), abrev. (ร.ศ.) ro so).

O rei Vajiravudh (Rama VI) alterou a contagem dos anos para a era budista em 1912 e fixou o começo do ano como sendo o dia 1° de abril.

Em 1941 (2484 B.E.), por decreto do Primeiro Ministro Pibulsonggram, o 1° de janeiro se converteu no início oficial de um novo ano (pelo que o ano 2483 B.E. teria só nove meses). Ao converter uma data anterior à desse ano, deve-se revisar se cai entre o 1° de janeiro e o 31 de março, ao ser assim, deve-se subtrair 542 e não 543.

Na atualidade, tanto o dia de ano novo do calendário gregoriano (1° de janeiro) como seu similar tailandês, o tradicional Songkran (สงกรานต์) o 13 a 15 de abril, são festividades públicas no calendário oficial. As festividades no calendário oficial para os budistas e chineses ainda se calculam com respeito ao calendário solar de cada ano.

Os meses de 30 dias terminam em -ยน -yon, que significa reduzido, os de 31 dias em -คม -khom, exato. O mês de fevereiro termina em -พันธ์, constrangido oo amarrado. O dia que se adiciona em fevereiro nos anos bissextos é chamado Athikasuratin อธิกสุรทิน ou อะทิกะสุระทิน para facilitar sua pronúncia.[1]

Meses
Português Tailandês Abrev. Transcrição Signo Zodiacal
Janeiro มกราคม ม.ค. mokkarakhom Capricórnio
Fevereiro กุมภาพันธ์ ก.พ. kumphaphan Aquário
Março มีนาคม มี.ค. minakhom Peixes
Abril เมษายน เม.ย. mesayon Áries
Maio พฤษภาคม พ.ค. pruetsaphakhom Touro
Junho มิถุนายน มิ.ย. mithunayon Gêmeos
Julho กรกฎาคม ก.ค. karakadakhom Câncer
Agosto สิงหาคม ส.ค. singhakhom Leão
Setembro กันยายน ก.ย. kanyayon Virgem
Outubro ตุลาคม ต.ค. tulakhom Libra
Novembro พฤศจิกายน พ.ย. pruetsachikayon Escorpião
Dezembro ธันวาคม ธ.ค. thanwakhom Sagitário
Dias da Semana
Português Tailandês Transcrição "Planeta"
Domingo วันอาทิตย์ wan athit Sol
Segunda-feira วันจันทร์ wan chan Lua
Terça-feira วันอังคาร wan angkhan Marte
Quarta-feira วันพุธ wan phut Mercúrio
Quinta-feira วันพฤหัสบดี wan pharuehat(sabordee) Júpiter
Sexta-feira วันศุกร์ wan suk Vênus
Sábado วันเสาร์ wan sao Saturno

Nota: As cores são as datas tradicionais tailandesas de aniversários.

Referências

  • Calendário tailand~es para Agosto de 2004.
  • Dicionário na internet tailandês-inglês inglês-tailandês www.thai2english.com
  • นายเปลื้อง ณ นคร ผู้รวบรวม ปทานุกรมนักเรีนย ไทยวฒนาพานิช กทม. Mr. Bleung na Nakorn, Compiler, Student's Handbook, Thai Wattana Panit, Bangkok 2514
  • Sethaputra, So. New Model English - Thai Dictionary, ISBN 974-08-3253-9
  • J.C. Eade. The calendrical systems of mainland south-east Asia. ISBN 90-04-10437-2

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]