Call of Duty: World at War

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a versão de PlayStation 2, veja Call of Duty: World at War – Final Fronts.
Call of Duty: World at War
Call of Duty: World at War
Desenvolvedora(s) Treyarch
Publicadora(s) Activision
Diretor(es) Cesar Stastny
Produtor(es) Daniel Buting
Marwan A. Abderrazzaq
John M. DeHart
Designer(s) Margaret Tang
Escritor(es) Craig Houston
Patrick Doody
Chris Valenziano
Artista(s) Colin Whitney (Diretor de Arte)
Brian Anderson
Compositor(es) Sean Murray
Motor IW 3.0
Série Call of Duty
Plataforma(s) Microsoft Windows
PlayStation 3
Xbox 360
Wii
Lançamento Estados Unidos 11 de novembro de 2008
Austrália 12 de novembro de 2008
União Europeia 14 de novembro de 2008
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Modos de jogo Single Player
Multiplayer
Co-op
Call of Duty 4: Modern Warfare (2007)
Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009)

Call of Duty: World at War é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa de 2008 desenvolvido pela Treyarch e publicado pela Activision. Foi lançado para Microsoft Windows, PlayStation 3, Wii e Xbox 360. É o quinto título principal da franquia Call of Duty, retornando ao cenário da Segunda Guerra Mundial que marcou os primeiros jogos da série. Foi lançado na América do Norte em 11 de novembro de 2008 e na Europa em 14 de novembro. Uma versão para Windows Mobile foi lançada pela Glu Mobile e versões com enredos alternativos disponibilizadas para Nintendo DS e PlayStation 2.

A história marca o início da subsérie Black Ops e foca-se nas frentes do Pacífico e da Europa Oriental da Segunda Guerra Mundial. A campanha é narrada a partir da perspectiva do fuzileiro naval C. Miller, do soldado do Exército Vermelho Dimitri Petrenko e do suboficial da Marinha Locke. O componente multiplayer apresenta vários módulos e um sistema de níveis que permite ao jogador destravar armas adicionais e premiações enquanto avança. O jogo apresenta também o conteúdo digital chamado "map packs", que pode ser adquirido online. Uma novidade na série foi a inclusão do modo cooperativo, que suporta até dois jogadores localmente e quatro online.[1] Também foi o primeiro jogo da série a introduzir o modo Zombies

O jogo é baseado em uma versão melhorada do motor IW de Call of Duty 4: Modern Warfare com maior desenvolvimento em efeitos de áudio e visuais. A Treyarch utilizou o mecanismo para tornar mais partes de certos ambientes destrutíveis e introduzir desmembramento e queimaduras realistas em modelos de personagens. O jogo foi anunciado pela Activision em 23 de junho de 2008.[1] O desenvolvimento de World at War levou dois anos e começou após o lançamento do título anterior da Treyarch, Call of Duty 3, que também foi ambientado na Segunda Guerra Mundial.

O jogo foi o mais vendido de novembro de 2008 nos Estados Unidos, alcançando a marca de 1,41 milhão de cópias. No Reino Unido, vendeu o dobro de cópias de Call of Duty 4: Modern Warfare em sua primeira semana de lançamento, tornando-se o terceiro jogo eletrônico mais vendido em termos de tempo. Também foi um sucesso comercial, vendendo 3 milhões de cópias nos Estados Unidos nos primeiros dois meses de seu lançamento, tornando-se um dos títulos mais vendidos de 2008.[2] Call of Duty: World at War recebeu críticas positivas dos críticos, com elogios direcionados à sua atmosfera sombria, intensidade e natureza brutal da guerra, embora tenha recebido críticas por sua falta de inovação na série.[3] A versão de Xbox 360 de World at War tornou-se compatível com o Xbox One em setembro de 2016.[4]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Perspectiva geral[editar | editar código-fonte]

Call of Duty: World at War apresenta uma temática mais adulta em comparação a seus predecessores, com uma abordagem mais crua e realista da guerra, incluindo incinerações por fogo, mutilações e desmembramentos.[5][6] O jogo é também mais aberto, pois existem diversas maneiras de se completar um objetivo.[7] A jogabilidade de World at War apresenta diversas semelhanças com os lançamentos anteriores da série. Os jogadores atuam em conjunto com equipes de soldados controlados por inteligência artificial. Eles auxiliam nas missões providenciando fogo de cobertura, abatendo inimigos e vasculhando cômodos à procura de presença inimiga.[8] Um recurso apresentado pela primeira vez em Call of Duty 4: Modern Warfare inclui certos momentos da campanha em que inimigos e cães atacarão o jogador corpo a corpo. O jogador pode se esquivar e revidar estes ataques quando uma pequena cena de ação em tempo real se inicia, onde o inimigo ou cão tentará matar o jogador e um comando na tela exigirá que o mesmo pressione um determinado botão para revidar o ataque e sobreviver.

O retorno do jogo aos conflitos da Segunda Guerra Mundial reintroduz armas e tecnologias mostradas nas primeiras edições da franquia Call of Duty, incluindo a submetralhadora Thompson, o rifle Mosin-Nagant, o rifle semiautomático M1 Garand e o lança-foguetes Panzerschreck. Lança-chamas e baionetas são armas incluídas pela primeira vez na série. A abordagem do jogo a Guerra do Pacífico introduz pela primeira vez na série armas de origem japonesa, como o rifle Arisaka e a submetralhadora Type 100. O jogador ganha acesso a elas com o avançar do jogo mas, além das granadas de mão e fumaça, pode carregar apenas dois armamentos. Armas de inimigos abatidos podem ser usadas em substituição àquelas no arsenal do jogador. É possível também encontrar armas com itens adicionais, como rifles equipados com lança-granadas e miras telescópicas.[8]

A campanha single player inclui treze "cartas da morte" ocultas, uma em cada fase, e ao recolher todas, trapaças no módulo cooperativo são destravadas, tais como redução na resistência do inimigo e o "modo paintball".

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Série Call of Duty
(Cronologia Fictícia)

Arco Segunda Guerra

1939–1945Call of Duty
                   – United Offensive
                   – Finest Hour
                   – Call of Duty 2
                   – Big Red One
                   – Call of Duty 3
                   – Roads to Victory


Arco Modern Warfare

2011Modern Warfare (DS)
2015Defiance
2016–2017Modern Warfare 2
                   – Mobilized
                   – Modern Warfare 3


Arco Black Ops

1942–1945World at War (DS)
                   – Final Fronts
1961–1968Black Ops 1986–2025Black Ops II (Declassified)


Arco Zombies

1945Nazi Zombies (World at War: Zombies)
1962–2011Zombies (Black Ops: Zombies)


Personagens[editar | editar código-fonte]

Durante a campanha, o jogador controla três personagens de uma perspectiva de primeira pessoa. O jogador primeiro assume o papel do soldado/pfc C. Miller dos Marine Raiders, mais tarde da 1ª Divisão de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos na Guerra do Pacífico. Personagens de apoio incluem o cabo/sargento Roebuck (dublado por Kiefer Sutherland), o sargento Tom Sullivan (dublado por Chris Fries) e o soldado Polonsky (dublado por Aaron Stanford). Na campanha soviética, o jogador assume o papel do soldado Dimitri Petrenko, o segundo personagem jogável, que luta na Frente Oriental com o sargento Viktor Reznov (dublado por Gary Oldman). Mais tarde, eles são acompanhados por um terceiro personagem, o soldado Chernov (dublado por Craig Houston), que registra suas experiências em um diário e atua como uma voz da razão durante toda a campanha soviética, regularmente expressando choque e desaprovação com os massacres vingativos que testemunha durante a guerra. Dimitri e Reznov inicialmente fazem parte da 62ª Divisão de Rifles do Exército Vermelho em Stalingrado, mais tarde, eles juntamente com Chernov são parte 150ª Divisão de Rifles 'Idritskaya' do 3º Exército de Choque, sob o comando do Comissário Markhov (voz de Dimitri Diatchenko) durante a Batalha de Berlim. O terceiro personagem jogável na campanha é o suboficial Locke da Marinha dos Estados Unidos, um artilheiro de um PBY Catalina no estágio final da Guerra do Pacífico. O jogador assume o papel de Locke somente na missão "Black Cats", durante a campanha solo.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história começa no Pacífico Sul, no Atol de Makin, em 17 de agosto de 1942. O fuzileiro americano C. Miller que fazia parte de um grupo de reconhecimento do 2° Batalhão dos Marine Raiders (Raiders de Carlson) está desaparecido em ação e foi capturado por soldados japoneses. Ele observa a tortura e a execução cruel de sua equipe e está prestes a ser executado quando finalmente é resgatado por um esquadrão de marines liderados pelo cabo Roebuck e pelo sargento Tom Sullivan. O Ataque à Ilha de Makin é retratado no processo, os fuzileiros remanescentes do esquadrão de resgate enfrentam os japoneses destruindo instalações pela ilha. Miller e Roebuck são encarregados de plantar explosivos em um bunker de munição. Durante a corrida para os botes, uma granada deixa Miller em estado de choque, sendo ferido e quase morto por um soldado japonês enquanto recuava para fora da ilha, mas é salvo pelo sargento Sullivan. Os fuzileiros remanescentes conseguem destruir o bunker de munição e Miller é evacuado com sucesso juntamente com a sua equipe.

Dois anos mais tarde, em 15 de setembro de 1944, Miller e sua equipe junto com a 1ª Divisão de Fuzileiros participam da Batalha de Peleliu. Dentre os fuzileiros novatos está Polonsky. Após desembarcar na praia (apenas ao sul da fortificação japonesa conhecida como "O Ponto") e avançar através das linhas defensivas, Miller destrói dois tanques japoneses Type 97 Chi-Ha utilizando suporte de foguetes da frota americana na costa, permitindo que os americanos avancem para o campo de pouso da ilha. O sargento Sullivan é fatalmente ferido por um oficial japonês empunhando uma espada. Roebuck é promovido a Sargento e líder do esquadrão de Miller. Ele e sua equipe se reúnem com outros fuzileiros navais e fazem seu caminho através dos pântanos de Peleliu para tomarem a pista de pouso crucial da ilha. Os fuzileiros cruzam a pista de pouso sob pesado fogo de artilharia vindo das fortificações japonesas. O objetivo é desativar armas anti-aéreas que estavam causando baixas dentre os caças americanos Corsair. Durante o assalto, Miller usa um lança-chamas para incinerar um bunker inimigo e uma bazooka para destruir os tanques Chi-Ha posicionados na pista de pouso. Os fuzileiros finalmente tomam a pista de pouso após desativarem as armas anti-aéreas e defenderem a posição de um contra-ataque inimigo.

Após isso, a narrativa do jogo retorna dois anos antes na Frente Oriental da Europa, durante a sangrenta Batalha de Stalingrado. Em 17 de setembro de 1942, o soldado Dimitri Petrenko recupera a consciência em uma fonte manchada de sangue e cheia de corpos de soldados do Exército Vermelho. As tropas alemãs executam seus companheiros feridos na fonte. Quando os soldados alemães saem do local, Dimitri percebe o movimento do sargento Viktor Reznov em meio aos corpos. Reznov é um atirador que sobreviveu mas está ferido, dizendo que sua missão é matar o general nazista Heinrich Amsel, descrito por Reznov como "arquiteto da miséria em Stalingrado". Reznov atribui o papel de atirador a Dimitri. Depois de matar alguns soldados alemães nas redondezas e um duelo com um atirador inimigo, Dimitri segue Reznov através das ruínas da cidade e encontra o restante de sua unidade que está prestes a atacar o posto de comunicação do general. Durante o assalto, Dimitri fornece apoio com Reznov e ajuda o restante dos soldados do Exército Vermelho a recapturar o posto e consegue matar o general Amsel enquanto ele foge da investida soviética. Após serem descobertos pelos alemães, Dimitri e Reznov escapam.

A próxima missão na Frente Oriental ocorre dois anos depois em 1945, durante o grande avanço do Exército Vermelho para Berlim (capital do Reich). Durante a Batalha de Seelow, Dimitri está em uma casa com soldados alemães, ele é espancado pelos soldados mas é salvo quando o Exército Vermelho ataca a casa. Ele é reunido com Reznov e um novo soldado chamado Chernov. As tropas soviéticas avançam através das linhas alemãs até chegarem a um acampamento alemão. Os soldados soviéticos atacam o acampamento com tanques e esmagam a resistência alemã que bate em retirada.

De volta à perspectiva americana na Batalha de Peleliu em setembro de 1944, após tomarem o campo de pouso do inimigo, os fuzileiros navais americanos continuam a avançar pelo terreno da ilha, usando lança-chamas para incinerar esconderijos e cavernas usadas pelos japoneses. Miller e sua unidade assaltam alguns poços de morteiros para que os tanques americanos prossigam para interior da ilha. Eles então recebem a missão para tomar a fortificação da ilha conhecida como "O ponto", uma pequena península natural de corais perto da praia que os japoneses utilizaram a seu favor — um reduto inimigo responsável pela destruição de muitos barcos da frota americana que desembarcavam nas praias. Miller, Roebuck e sua equipe de fuzileiros tomam "O ponto" após ferozes combates com o apoio de um M4 Sherman equipado com lança-chamas.

De volta à Frente Oriental durante a marcha soviética para Berlim, Dimitri e Reznov estão em tanques T-34 quebrando as últimas linhas alemãs antes da capital. As tropas soviéticas da unidade de Dimitri embarcam em um trem para Berlim. Quando chegam nos arredores da cidade eles se envolvem em combates com os alemães nos subúrbios de Berlim, em Pankow, diante de um maciço ataque soviético de foguetes Katyusha bombardeando a cidade. É iniciada a Batalha de Berlim, a última grande batalha da guerra travada na Europa. Os soldados soviéticos avançam pelas ruas com apoio de tanques, eventualmente atingindo a entrada para a estação Berlin U-Bahn, onde três soldados alemães estão tentando se render. Reznov não está disposto a negar os seus homens a sua vingança e dá a Dimitri a fria escolha de fuzila-los ou queimá-los vivos com coquetéis molotov. Eles entram no U-Bahn e começam a lutar contra soldados alemães em torno das plataformas de trem, até que uma onda de água enche o túnel e Dimitri, incapaz de evitar a onda que se aproxima, quase se afoga.

De volta à Guerra do Pacífico, após a vitória americana na Batalha de Peleliu, a Batalha de Okinawa ocorre. Em 3 de abril de 1945, um suboficial chamado Locke em um PBY Catalina participa de um ataque da marinha americana a três navios japoneses perto de Okinawa. Em seu caminho de volta à base, outro PBY Catalina codinome Hammerhead é destruído pelos japoneses, deixando Locke e sua tripulação por conta própria. A frota dos Estados Unidos é atacada replicando à Operação Ten-Go. A PBY de Locke, a única PBY perto o suficiente para ajudar, trabalha para resgatar marinheiros americanos que foram jogados nas águas do Pacífico devido aos ataques Kamikaze dos japoneses contra frota americana. Com à PBY quase completamente destruída, mais caças aliados chegam e expulsam os caças japoneses. Na missão seguinte, o esquadrão de Miller da 1ª Divisão de Fuzileiros desembarca em Okinawa, limpando fortificações japonesas em Wana Ridge para permitir que os Aliados façam progresso na ilha. Com a Batalha de Okinawa quase no fim, ocorre a ofensiva americana ao Castelo de Shuri em meio a morteiros e cargas suicidas. Uma vez dentro do castelo, os fuzileiros americanos encontram soldados japoneses supostamente se rendendo, quando Roebuck e Polonsky vão revistá-los eles revelam granadas escondidas sob suas roupas, emboscando tanto Roebuck quanto Polonsky. O jogador (C. Miller) é então apresentado com a opção de salvar Roebuck ou Polonsky. Independente do resultado da escolha, um dos dois personagens emboscados irá ser morto pela granada japonesa e o outro irá sobreviver, a missão irá prosseguir. Outros fuzileiros remanescentes chegam para reforçar a posição e empurrar os soldados japoneses remanescentes em uma batalha no centro do castelo. Após algum tempo defendendo sua posição, Miller chama o suporte aéreo através do rádio contra duas construções do castelo que abrigavam metralhadoras japonesas. Logo após os bombardeios aéreos, os americanos finalmente tomam o Castelo de Shuri, esmagando um dos últimos bastiões da resistência japonesa no Pacífico.

De volta à Batalha de Berlim em 30 de abril, Reznov arrasta um Dimitri atordoado para fora da estação U-Bahn para se reagrupar com a infantaria soviética em uma rua nas proximidades do Palácio do Reichstag, que está quase em ruínas. O comissário soviético emite as ordens em cima de um tanque alemão destruído enquanto à artilharia soviética na rua dispara incessantemente para o prédio do Reichstag. O Exército Vermelho em seguida avança para o palácio enfrentando uma resistência desesperada dos alemães. Durante o assalto na entrada, Chernov é gravemente queimado por um soldado alemão com lança-chamas e está implícito a morrer, Reznov obtém o seu diário. Os soldados soviéticos restantes entram no Reichstag lutando em cada compartimento do palácio contra os últimos defensores alemães com o objetivo de chegar ao último piso. Depois de um confronto final no piso superior para alcançar a bandeira nazista no topo do palácio, Dimitri é baleado por um soldado alemão moribundo, Reznov mata o soldado inimigo com um facão. Embora esteja baleado e ferido, Dimitri consegue hastear a bandeira soviética no topo do Reichstag seguido por coros de vitória dos soldados do Exército Vermelho. A bandeira da União Soviética no topo do Reichstag sinalizou o fim da Batalha de Berlim e da guerra na Europa.

Perto dos créditos finais, é introduzida uma fala do presidente Harry Truman após o fim da guerra na Europa, com cenas reais de Paul Tibbets em seu bombardeiro B-29 Enola Gay e o bombardeio nuclear sobre Hiroshima, seguido por um discurso do general Douglas MacArthur durante a Rendição do Japão. Antes dos créditos é mostrado uma nota da Treyarch com os dizeres:

Multiplayer[editar | editar código-fonte]

A experiência multijogador de Call of Duty: World at War lembra a estabelecida em Call of Duty 4: Modern Warfare. Todas as versões do jogo usam um sistema semelhante de vantagens e classificação[9] e apresenta seis modos multijogador, incluindo team deathmatch e capture the flag.[10] Existem três "recompensas killstreak" que podem ser usadas para mudar o rumo da batalha: um avião de reconhecimento, mostrando os jogadores adversários no mini-mapa; um ataque de artilharia sobre uma área; e cães de ataque, que geram e atacam jogadores adversários. Estes são ganhos com 3, 5 e 7 mortes, respectivamente. Eles estão disponíveis em todos os modos de jogo, exceto sobrevivência em equipe, e não podem ser editados.

O jogo também apresenta um modo jogabilidade cooperativa com até dois jogadores via tela dividida em consoles, ou quatro jogadores online, pela primeira vez no franquia. A versão Wii do jogo não inclui co-op online, mas dois jogadores podem jogar através de um modo "squadmate co-op", que permite que ambos os jogadores experimentem o jogo através da mesma tela e ponto de vista.[9]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Call of Duty: World at War foi anunciado em 23 de junho de 2008 pela Activision, que confirmou que o jogo seria lançado no outono de 2008 e que a série voltaria ao seu cenário habitual da Segunda Guerra Mundial.[11] O jogo levou cerca de dois anos para ser feito, duas vezes mais comparado ao título anterior da Treyarch para a série, Call of Duty 3.[6] O jogo é alimentado por uma versão melhorada do motor IW engine de Call of Duty 4: Modern Warfare, com várias melhorias feitas para o modelo físico. Os ambientes são mais destrutíveis e podem ser incendiados com o lança-chamas, cujo fogo se propaga. Desmembramentos, bem como pele realista e queima de roupas dos personagens foram adicionados.[12]

Não muito tempo depois, a Treyarch lançou as ferramentas de modificação para Call of Duty: World at War. Essas ferramentas foram as mesmas usadas para criar todos os outros jogos da série Call of Duty, mas com pequenas alterações de versão para versão, que podem ser baixadas online.[6] Kiefer Sutherland e Gary Oldman foram escolhidos como dubladores para o jogo. Sutherland dubla o narrador e líder de esquadrão da campanha americana, Sargento Roebuck, enquanto Oldman dubla o da campanha soviética, Sargento Reznov.[13][14] Uma réplica em tamanho real de um PBY Catalina foi construída para uso de em motion capture.[6]

Áudio[editar | editar código-fonte]

A música de Call of Duty: World at War foi composta por Sean Murray. Ele havia trabalhado com Brian Tuey, diretor de áudio da Treyarch, em True Crime: New York City, a sequência de True Crime: Streets of LA. Murray disse que Tuey "sabia que eu traria uma nova abordagem para Call of Duty: World at War". Adam Levenson, o diretor de áudio da Activision, foi chamado para ajudá-los. Murray disse que queria tornar a música mais divertida e intensa, mas também "um caminho musical específico que segue a psique da jogabilidade".[15]

A nova tecnologia de oclusão, que altera o som feito por objetos próximos dependendo de objetos bloqueando seu caminho, por exemplo: paredes, foi adicionado a World at War. O jogo tem vários níveis de som "abafado" dependendo dos objetos que percorre, por exemplo, um som mais abafado através de uma parede grossa em comparação com um som levemente abafado através de uma parede fina e curta.

Marketing[editar | editar código-fonte]

O primeiro trailer do jogo estreou no Xbox Live em 21 de junho de 2008,[16] e chegou no PlayStation Network cinco dias depois.[17] Uma versão beta do modo multiplayer online do jogo foi lançada para o Xbox 360 em 10 de outubro de 2008.[18] Uma versão para PC da versão beta foi lançada posteriormente em 28 de outubro, 2008.[19] Aqueles que pré-encomendaram o jogo na GameStop e EB Games na Austrália ou na América do Norte ou que são membros do site oficial Call of Duty receberam códigos que lhes permitiram baixar as duas versões beta do jogo.[20] Coincidindo com o lançamento do jogo, McFarlane Toys produziu quatro action figures. Três são diferentes variedades de infantaria do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, e o quarto é um soldado britânico de Operações Especiais.[21]

Uma edição de colecionador de World at War foi lançada em 11 de novembro de 2008 na América do Norte e 14 de novembro de 2008 na Europa.[carece de fontes?] Inclui vários itens de bônus, entre eles um cantil de aço inoxidável impresso com o logotipo da série Call of Duty e uma lata de armazenamento de metal. A edição de colecionador também dá ao jogador acesso a uma arma desbloqueável e a oportunidade de ganhar o dobro de pontos de experiência no modo multiplayer online, bem como uma tag de clã especialmente colorida para indicar o status VIP do jogador. Esta edição do jogo está disponível apenas para as plataformas Microsoft Windows e Xbox 360.[22]

Conteúdo para download[editar | editar código-fonte]

Em 26 de fevereiro de 2009, uma atualização foi disponibilizada para as versões de Xbox 360 e PlayStation 3, bem como a adição de um novo mapa multiplayer, Makin Day. A atualização incluiu várias correções de bugs que removeram falhas em vários mapas multijogador e movimentos de jogadores, além de fornecer mais informações na exibição de estatísticas.[23] O mapa Makin Day foi lançado para Microsoft Windows em 6 de fevereiro de 2009, no patch 1.2 para download. O Makin Day tem um layout semelhante ao mapa Makin existente,[24] mas inclui mudanças sutis, como a luz do dia, refletida na maré sendo ao longo da costa, bem como algumas áreas reformuladas do mapa.[24]

Em 18 de março de 2009, Activision e Treyarch anunciaram que conteúdo para download (DLC) estava em desenvolvimento para World at War, intitulado Map Pack 1. Esta primeira parcela do DLC foi lançado em 19 de março de 2009, para PlayStation 3 e Xbox 360, enquanto a versão para Windows recebeu o DLC posteriormente. O pacote de mapas inclui três novos mapas multiplayer e um novo mapa Nazi Zombies, intitulado "Zombie Verrückt". O mapa é baseado no mapa multiplayer Asylum, por sua vez baseado no asilo na missão de campanha Ring of Steel. O mapa inclui novas armas e power-ups destinados a expandir a experiência. Os jogadores podem ligar um gerador de energia que reúne os dois lados do mapa e habilita máquinas "Perk-a-Cola", que foram apresentadas em todos os mapas subsequentes do modo zombies.[25] O novo mapa multiplayer chamado "Nightfire" acontece à noite nas ruas de um bombardeio- área de Berlim. O mapa "Knee Deep" está na selva de Peleliu e contém cabanas e riachos fortificados. "Station" está localizada em uma estação de trem subterrânea em ruínas em Berlim, com vagões de metrô e passagens escondidas.[26]

Em 30 de abril de 2009, a Activision e a Treyarch anunciaram o Map Pack 2,[27] que foi lançado em 11 de junho.[28] O Map Pack 2 contém quatro mapas multiplayer adicionais. "Shi No Numa" é um novo mapa no modo cooperativo Nazi Zombies, ambientado em um pântano enevoado cercado por selva. Novos recursos incluem hellhounds flamejantes, a arma Wunderwaffe DG-2 e dez novas conquistas/troféus. O mapa também introduziu quatro novos personagens jogáveis ​​que apareceram em vários mapas subsequentes de zombies: Tank Dempsey U.S.M.C, Nikolai Belinski do Exército Vermelho, Doutor Nazista Edward Richtofen e Takeo Masaki do Exército Imperial Japonês. O mapa multiplayer "Banzai" se passa em uma selva com uma ponte sobre o rio, aldeias, uma cachoeira e cavernas escondidas. O mapa "Corrosion" é ambientado em um pátio de trem degradado na Rússia, com oleodutos quebrados e vagões de trem. O mapa "Sub Pens" está localizado em uma base submarina japonesa bombardeada com chuva forte.[29]

Em 20 de julho de 2009, a Activision e a Treyarch anunciaram o Map Pack 3, que foi lançado em 6 de agosto de 2009. Este DLC também consiste em três novos mapas multiplayer e um novo mapa Nazi Zombies. Os três mapas multiplayer são "Battery", que se passa em uma bateria de artilharia costeira abandonada do Pacífico; "Breach", que se passa nas ruas superlotadas de Berlim, na Alemanha, perto do Portão de Brandemburgo; e "Revolution", que se baseia em uma cidade industrializada da Rússia. O novo mapa Nazi Zombies, "Der Riese", que é baseado em uma fábrica onde o "elemento 115" está sendo processado e usado para construir teletransportadores e outros dispositivos misteriosos, como como o "Pack-a-Punch Machine", que atualiza armas, como o Wunderwaffe DG-2. Novas armas, como Monkey Bombs, também foram adicionadas. Este mapa também introduziu a história oficial do modo Zumbis, que continua em Call of Duty: Black Ops.[30]

Nazi Zombies[editar | editar código-fonte]

Todas as versões principais de World at War (com exceção daquela para o Wii) apresentam o minigame Nazi Zombies. Esta é a primeira vez que o modo zombies apareceu na série Call of Duty.[31] Para jogar o modo, a campanha deve ser concluída. O modo consiste de 1 a 4 jogadores lutando contra um número ilimitado de ondas de zumbis nazistas. Os jogadores podem trabalhar em conjunto com outras pessoas para matar os zumbis em um modo "co-op" (cooperativo) offline ou online. Os jogadores ganham pontos ferindo ou matando os zumbis ou consertando janelas fechadas, que são usadas para remover bloqueios dentro do bunker e ter acesso a armas mais úteis do que a pistola M1911 inicial e desbloqueando mais salas. Zumbis continuamente quebram as janelas para entrar e derrubar os jogadores; quando todos os jogadores são feridos o suficiente para cair, o jogo acaba.[32] Três mapas extras para Nazi Zombies foram adicionados com os pacotes de mapas de World at War.

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Nintendo DS[editar | editar código-fonte]

Call of Duty: World at War foi lançado para o Nintendo DS em 11 de novembro de 2008 na América do Norte,[33] e em 14 de novembro na Europa.[34] Foi publicado pela Activision e desenvolvido pela n-Space, que usou o mesmo motor de jogo de seu título anterior, Call of Duty 4: Modern Warfare para o console portátil.[35] Os cenários do jogo também são baseados no Guerra do Pacífico e na frente europeia, com campanhas americanas, britânicas e soviéticas.[33] Até quatro jogadores podem ser suportados online com quatro tipos diferentes de jogo, bem como vantagens e classificações.[35] Comparado com Modern Warfare DS, ele melhorou a geometria de nível, tem sprints e agachamentos mais responsivos e armas modeladas em 3D em vez de 2D.[35] No entanto, o lança-chamas, que é novo na série, é renderizado com sprites em 2D.[36] A taxa de quadros está um pouco abaixo de 30.[37] Os jogadores podem desarmar minas e enviar código Morse com a tela sensível ao toque, além de usar morteiros, uma arma antiaérea de um navio de guerra, pára-quedismo e armas montadas.[35] Há também um modo de tanque que permite ao jogador girar a arma principal e disparar tiros de metralhadora ao mesmo tempo.[35]

PlayStation 2[editar | editar código-fonte]

A versão de PlayStation 2 intitulada Call of Duty: World at War – Final Fronts difere significativamente das versões principais. Desenvolvido pela Rebellion Developments,[38] apresenta 13 missões definidas na Segunda Guerra Mundial em três campanhas diferentes. As missões variam de combates com infantaria, infiltração, franco-atiradores, assaltos em larga escala, combates noturnos e combates com tanques.[39] A campanha americana no Pacífico segue Joe Miller e o esquadrão de marines presente em World at War, mas aqui Miller é da 2ª Divisão de Fuzileiros Navais em vez da 1ª, e participa das principais batalhas históricas envolvendo a 2ª Divisão no Pacífico. A campanha na Frente Ocidental da Europa inclui a perspectiva do soldado de infantaria Lucas Gibson, da 80ª Divisão de Infantaria americana, com suas missões durante a Batalha do Bulge em Luxemburgo e o avanço final na Áustria. Em outra perspectiva, o jogador controla Pvt. Tom Sharpe da 6ª Divisão Aerotransportada britânica durante o alívio de Bastogne e seu avanço através do Rio Reno para o interior da Alemanha. O jogo inclui duas missões usando o lança-chamas e uma missão de tanque, no entanto, a última permite que o jogador controle apenas a torreta e a metralhadora do tanque e realize disparos contra tanques inimigos. A missão de tanque é da perspectiva de um artilheiro de tanque M4 Sherman chamado Alex.[40] Final Fronts não possui multiplayer online nem o modo Nazi Zombies.

Versões para iPhone, iPod Touch e iPad[editar | editar código-fonte]

Call of Duty: World at War Zombies foi lançado para o iPhone e iPod Touch em 16 de novembro de 2009, distribuído pela Activision, e desenvolvido pela Treyarch e Ideaworks. O jogo é baseado no modo Nazi Zombies de Call of Duty: World at War, e apresenta um mapa tutorial e os mapas "Nacht der Untoten", "Shi No Numa" e "Der Riese", com o mapa para download "Zombie Verrückt". Em 2010, uma versão HD para iPad foi lançada com gráficos aprimorados e o mapa "Zombie Verrückt" grátis para jogar sem comprar, mas sem os mapas "Shi No Numa" e "Der Riese". O jogo foi removido da loja de aplicativos em 2018.

Versão do Windows Mobile[editar | editar código-fonte]

Call of Duty: World at War foi lançado para Windows Mobile. No entanto, o jogo apresenta um gênero run and gun semelhante ao Commando da Capcom em vez de um jogo de tiro em primeira pessoa, possui enredo diferente e um conjunto diferente de personagens. O jogo foi desenvolvido por Glu Mobile e publicado por Activision.[41]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

Call of Duty: World at War recebeu críticas "geralmente positivas", de acordo com agregador de reviews Metacritic.[42][43][44][45] Descrevendo o jogo como um todo, a GameSpot afirmou que, ao retornar ao cenário da Segunda Guerra Mundial, "World at War alcança grandeza, mas fica aquém da excelência."[46] A IGN concluiu que World at War era um "shooter sólido e confiante com muito a oferecer do casual ao hardcore."[47] No geral, o Official Xbox Magazine descreveu o jogo como sendo mais um pacote de expansão da série Call of Duty em vez de um jogo completo.[48]

A IGN aplaudiu a desenvolvedora Treyarch por sua decisão de encenar World at War no teatro do Pacífico da Segunda Guerra Mundial. A adição de um modo cooperativo também foi elogiada por ajudar a aumentar a "rejogabilidade" do jogo, e o modo multiplayer foi descrito como "definitivamente uma área onde World at War brilha."[47] Alguns pontos positivos observados pela GameSpot incluem o "diálogo bem atuado" dos personagens Roebuck e Reznov, bem como a sólida e rápida campanha single-player/co-op."[46]

A IGN criticou que o escopo da campanha prejudicou a continuidade da trama, com algumas missões ocorrendo vários anos após outras e atrapalhando o fluxo da narrativa.[47] Para o Oficial Xbox Magazine, a principal crítica foi que a Treyarch não havia expandido o sucesso de Call of Duty 4: Modern Warfare, mas, em vez disso, havia criado uma "sequência segura" que usava elementos de Call of Duty 4, mas acrescentou "nada digno de nota."[48] Outras falhas apontadas pelo revisor incluíram a falta de entusiasmo no enredo da campanha e as poucas diferenças entre as missões do teatro do Pacífico e missões europeias, afirmando que "você poderia estar marchando por outra cidade europeia com muito mais árvores." "E a mecânica de jogo déjà vu", também implicando sua semelhança com os outros jogos da série Call of Duty.[46] 1UP.com afirmou que os temas de horror do jogo é "quase demais às vezes".[49]

A GameSpot elogiou o retrato mais sombrio e corajoso dos cenários da Segunda Guerra Mundial.[46] A 1UP.com observou o aumento significativo da violência gráfica e do gore como uma melhoria positiva no realismo dizendo: "Enquanto os inimigos morriam em massa nas edições anteriores, desmembramento e sangue eram essencialmente inexistentes. Esse não é mais o caso - aqui, as pernas são cortadas, homens gritam de agonia quando procuram partes do corpo perdidas, e gotas de sangue voam quando balas perfuram a carne." e que "World at War retrata o horror da Segunda Guerra Mundial com mais precisão do que nunca..."[49]

Vendas[editar | editar código-fonte]

Call of Duty: World at War foi o segundo jogo mais vendido em novembro de 2008 nos Estados Unidos, vendendo mais de 1,41 milhão de unidades.[50] As versões Xbox 360 e PlayStation 3 foram o segundo e nono jogo mais vendido de dezembro de 2008 nos Estados Unidos, vendendo mais de 1,33 milhão e 533.000 cópias respectivamente.[51] A versão do Xbox 360 foi o sexto jogo mais vendido de 2008, vendendo mais de 2,75 milhões de cópias.[51] A versão do Wii foi classificada como a 19ª jogo mais vendido e o sétimo jogo de Wii mais vendido de dezembro de 2008 nos Estados Unidos.[52] O jogo despertou interesse particular no Reino Unido, onde dobrou a quantidade de vendas na primeira semana em comparação com Modern Warfare no PS3 e Xbox 360.[53] Ele também se tornou o terceiro videogame mais vendido no Reino Unido atrás de Grand Theft Auto IV e Grand Theft Auto: San Andreas.[54] A versão Xbox 360 de World at War recebeu um prêmio de vendas "Double Platinum" da Entertainment and Leisure Software Publishers Association (ELSPA),[55] indicando vendas de pelo menos 600.000 cópias no Reino Unido.[56] A ELSPA concedeu ao lançamento do PlayStation 3 uma certificação "Platinum"[57] para vendas de pelo menos 300.000 cópias na região.[56] Em novembro de 2013, o jogo vendeu 15,7 milhões de cópias.[58]

Referências

  1. a b Treyarch. Call of Duty: World at War. (Activision). PlayStation 3, (v1.1)
  2. McWhertor, Michael (15 de junho de 2009). «Call of Duty: World At War Tops 11 Million». Kotaku 
  3. "Call of Duty: World at War Review". IGN
  4. Lemon, Marshall (27 de setembro de 2016). «Call of Duty: World at War agora é retrocompatível para Xbox One». VG247.com. Consultado em 29 de setembro de 2016. Cópia arquivada em 29 de setembro de 2016 
  5. Andy Robinson (9 de junho de 2008). «News: Call of Duty: World at War - first details in OXM». Computer and Video Games 
  6. a b c d «Call of Duty: World at War». Official Xbox Magazine 35 ed. Julho de 2008. pp. 30–34 
  7. Ocampo, Jason (23 de junho de 2008). «Call of Duty: World at War First Look». IGN 
  8. a b Denick, Thom (16 de novembro de 2008). Call of Duty: World at War Signature Series Guide. [S.l.]: Brady Games. 074401056 
  9. a b «CoD5 tem co-op, veículos em multiplayer, motor CoD4, todos os formatos exceto PSP». VideoGaming247. 9 de junho de 2008. Consultado em 29 de setembro de 2008. Cópia arquivada em 11 de fevereiro de 2009 
  10. Antista, Chris (8 de outubro de 2008). «Call of Duty: World at War - multiplayer hands-on». Games Radar. Consultado em 10 de outubro de 2008. Cópia arquivada em 19 de abril de 2015 
  11. Panter, Suzanne (gerente de relações públicas) (23 de junho de 2008). «Call Of Dever: Comunicado de imprensa de World At War». gamesindustry.biz. Activision UK Ltd. Consultado em 19 de fevereiro de 2009. Cópia arquivada em 23 de dezembro de 2008 
  12. Ward, Colin (20 de agosto de 2009). «Call Of Duty: World at War». Resenhas de videogames. Consultado em 11 de setembro de 2011. Arquivado do original em 25 de abril de 2012 
  13. «Gary Oldman vai estrelar 'Call of Duty: World at War'». G4TV. 20 de agosto de 2008. Consultado em 20 de agosto de 2008. Cópia arquivada em 6 de março de 2014 
  14. Breckon, Nick (15 de julho de 2008). «Call of Duty: World at War ganha veículos multiplayer, Kiefer Sutherland's Voice». ShackNews. Consultado em 29 de setembro de 2008. Cópia arquivada em 1 de outubro de 2015 
  15. «Por trás da música de Call of Duty: World at War». Music4Games. 5 de dezembro de 2008. Consultado em 23 de janeiro de 2009. Arquivado do original em 19 de dezembro de 2008 
  16. Hryb, Larry (21 de junho de 2008). «Trailer: Call of Duty: World at War». MajorNelson.com. Consultado em 9 de julho de 2016. Cópia arquivada em 5 de outubro de 2016 
  17. PlayStation Blog (26 de junho de 2008). «Trailer: Call of Duty: World at War». PlayStation. Consultado em 26 de junho de 2008. Cópia arquivada em 27 de junho de 2008 
  18. «CoD:WW Friends and Family Xbox 360 Multiplayer BETA está AO VIVO!». Call of Duty Hub. 10 de outubro de 2008. Consultado em 26 de outubro de 2008. Arquivado do original em 26 de outubro de 2008 
  19. «Call of Duty: World at War PC Beta já está aberto». Voodoo Extreme. 28 de outubro de 2008. Consultado em 28 de outubro de 2008. Arquivado do original em 5 de novembro de 2012 
  20. Thang, Jimmy (4 de setembro de 2008). «CoD: World at War Beta Approaches». IGN. Consultado em 29 de setembro de 2008. Cópia arquivada em 31 de outubro de 2014 
  21. Stephen Totilo (3 de julho de 2008). «Primeiro olhar para 'Call of Duty: World At War' A Figura de Ação». MTV Multiplayer Blog. Consultado em 9 de julho de 2016. Cópia arquivada em 15 de julho de 2016 
  22. Thang, Jimmy (25 de setembro de 2008). «Call of Duty: World at War Edição de Colecionador Detalhado». IGN. Consultado em 25 de outubro de 2008. Cópia arquivada em 28 de janeiro de 2016 
  23. PlayStation Network e Xbox Live, 26 de fevereiro de 2009.
  24. a b «Call of Duty : World at War PC Patch 1.2». Site de Call of Duty. 6 de fevereiro de 2009. Consultado em 8 de março de 2009. Arquivado do original em 28 de fevereiro de 2009 
  25. McInnis, Shaun (11 de março de 2009). «Ligar of Duty: World at War DLC Hands-on - Zombie Verrückt». GameSpot. Consultado em 12 de março de 2009. Arquivado do original em 19 de agosto de 2012 
  26. «Map Pack 1». Call of Duty. Consultado em 31 de dezembro de 2009 
  27. «Map Pack 2 anunciado - em junho!». Treyarch. 30 de abril de 2009. Consultado em 31 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 9 de maio de 2009 
  28. Philonious, Matt (11 de junho de 2009). «COD: World at War map pack dois implanta junho 11». GameSpot. Consultado em 31 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 17 de julho de 2012 
  29. «Map Pack 2». Call of Duty. Consultado em 31 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 19 de novembro de 2009 
  30. Lightell, Mark (22 de julho de 2009). «Call of Duty: World at War Map Pack 3». Treyarch. Consultado em 22 de julho de 2009. Arquivado do original em 24 de julho de 2009 
  31. «Zombies não pertencem ao Call of Duty — então como diabos eles chegaram lá?». Digital Trends (em inglês). 4 de fevereiro de 2015. Consultado em 25 de abril de 2018. Cópia arquivada em 14 de junho de 2018 
  32. Geoff Keighley, Amanda Mackay, Daniel Kayser. Call of Duty: Word at War entrevista. GameTrailers.com. Em cena em 18:42 — 20:23. Consultado em 4 de janeiro de 2009. Arquivado do original em 26 de dezembro de 2008 
  33. a b «Compre Call of Duty: World at War na Amazon.com». Amazon. Consultado em 14 de fevereiro de 2009 
  34. «Compre Call of Duty: World at War na Amazon.co.uk». Amazon. Consultado em 14 de fevereiro de 2009. Cópia arquivada em 29 de junho de 2011 
  35. a b c d e «Prático Call of Duty: World at War DS». IGN. 30 de março de 2008. Consultado em 14 de fevereiro de 2009 
  36. name="ign-ds-big"
  37. «GC 2008: Call of Duty World at War First Look». IGN. 19 de agosto de 2008. Consultado em 14 de fevereiro de 2009 
  38. Thorsen, Tor (4 de setembro de 2008). «World at War raging 11 de novembro, beta de entrada». GameSpot. Consultado em 29 de setembro de 2008. Arquivado do original em 3 de novembro de 2012 
  39. «Call of Duty: World at War - Final Fronts na Best Buy». Melhor Compra. Consultado em 26 de outubro de 2008. Arquivado do original em 18 de setembro de 2009 
  40. Bishop, Sam (18 de novembro de 2008). «Call of Duty: World at War -- Revisão Final Fronts». IGN. Consultado em 11 de setembro de 2011 
  41. «Call of Duty: World at War - Cell - IGN». IGN. Consultado em 11 de setembro de 2011. Cópia arquivada em 21 de junho de 2012 
  42. «Call of Duty: World at War for PC Reviews». Metacritic. Consultado em 11 de dezembro de 2008. Cópia arquivada em 19 de agosto de 2010 
  43. «Call of Duty: World at War for PlayStation 3 Reviews». Metacritic. Consultado em 11 de dezembro de 2008. Cópia arquivada em 18 de agosto de 2010 
  44. «Call of Duty: World at War for Wii Reviews». Metacritic. Consultado em 11 de dezembro de 2008. Cópia arquivada em 21 de agosto de 2010 
  45. «Call of Duty: World at War forXbox 360 Reviews». Metacritic. Consultado em 11 de dezembro de 2008. Cópia arquivada em 19 de agosto de 2010 
  46. a b c d Watters, Chris (12 de novembro de 2008). «Call of Duty: World at War Review no GameSpot». GameSpot. Consultado em 13 de novembro de 2008. Cópia arquivada em 22 de março de 2014 
  47. a b c Ocampo, Jason (11 de novembro de 2008). «Call of Duty: World at War Review». IGN. Consultado em 11 de novembro de 2008. Cópia arquivada em 7 de novembro de 2012 
  48. a b McCaffrey, Ryan (12 de novembro de 2008). «Call of Duty: World at War Review na OXM». Official Xbox Magazine. Consultado em 13 de novembro de 2008. Arquivado do original em 19 de novembro de 2008 
  49. a b «Call of Duty 5 World at War (PC)». 1UP.com. 21 de novembro de 2008. Consultado em 1 de janeiro de 2009. Arquivado do original em 5 de agosto de 2011 
  50. Chng, Grace; Tan Chong Yaw (17 de dezembro de 2008). «Vendas de videogames aumentam nos EUA». Digital Life. Cingapura: Singapore Press Holdings. p. 4 
  51. a b «NPD: Nintendo impulsiona vendas da indústria '08 além de US$ 21 bilhões». GameDaily. 15 de janeiro de 2009. Consultado em 15 de janeiro de 2009. Arquivado do original em 17 de janeiro de 2009 
  52. «Top 10 jogos de dezembro de 2008, por plataforma». Wired. blog.Wired.com. 18 de janeiro de 2009. Consultado em 19 de janeiro de 2009. Cópia arquivada em 2 de novembro de 2012 
  53. «Mundo em W ar Doubles CoD4's Sales News». Total Video Games. 18 de novembro de 2008. Consultado em 19 de fevereiro de 2009. Arquivado do original em 17 de julho de 2011 
  54. Computer and videogame, ed. (18 de novembro de 2008). «CoD: WaW o terceiro jogo mais vendido de todos os tempos». Consultado em 19 de fevereiro de 2009. Cópia arquivada em 5 de julho de 2013 
  55. «ELSPA Sales Awards: Double Platinum». Entertainment and Leisure Software Publishers Association. Arquivado do original em 20 de maio de 2009 
  56. a b Caoili, Eric (26 de novembro de 2008). «ELSPA: Wii Fit, Mario Kart alcançam status de diamante no Reino Unido». Gamasutra. Arquivado do original em 18 de setembro de 2017 
  57. «ELSPA Sales Awards: Platinum». Entertainment and Leisure Software Publishers Association. Arquivado do original em 15 de maio de 2009 
  58. Ziff Davis (Novembro de 2013). «Call of Duty: Uma Breve História». IGN. Consultado em 23 de fevereiro de 2014. Cópia arquivada em 28 de fevereiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]