Calmon Viana (bairro de Poá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Calmon Viana
—  Bairro do Brasil  —
Igreja Matriz de Calmon Viana
Igreja Matriz de Calmon Viana
Unidade federativa São Paulo
Município Poá
Fonte: Não disponível

Calmon Viana é um bairro do município de Poá, no Estado de São Paulo. É o bairro com maior população do município e está localizado entre o centro de Poá e o município de Suzano. Nele, estão instalados a maioria das indústrias de Poá, e também Calmon Viana tem a TMKT que oferece 1.000 vagas de emprego por mês. O nome foi herdado da estação de trem localizada no bairro, que tem esse nome em homenagem ao engenheiro ajudante da 5º Divisão da Estrada de Ferro Central do Brasil, Antonio Calmon Vianna. Calmon Viana é cortado pelo Rio Guaió.

Em Calmon fica a Estação Calmon Viana, de onde parte a Linha 12 da CPTM, chamada antigamente de Variante de Poá e onde está disponível integração gratuita com a Linha 11 da CPTM. Também passam por Calmon Viana, a maioria dos ônibus da EMTU vindos de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Arujá, Santa Isabel, e Poá, que vão para Suzano e Mogi das Cruzes, pela Avenida Brasil ou pela SP-66.

Obra de Revitalização em Calmon Viana[editar | editar código-fonte]

O processo de revitalização pelo qual o bairro de Calmon Viana está passando já começou a mudar o visual deste que é um dos mais populosos do município de Poá.

Segundo nota enviada pela prefeitura, a obra de revitalização envolve substituição e implantação de novas redes de esgoto e captação de águas pluviais, incluindo as “bocas de leão” e “bocas de lobo” que facilitam o escoamento das águas.

Além disso, também está sendo feito o acerto do solo e a troca de pavimentação. “A maioria das ruas do bairro não terão mais asfalto, agora o pavimento será feito com bloquete, a exemplo do que ocorreu na Vila Açoreana”, salientou o Secretário de Obras, Valdir Jorge de Almeida. As vias principais que recebem um maior fluxo de veículos continuarão com o asfalto, porém, as mesmas também receberão os serviços de acerto do solo e troca do pavimento. Além disso, todas as calçadas do bairro também receberão obras e passarão a contar com os bloquetes padronizados.

A primeira fase da revitalização abrange o começo do bairro junto à Avenida Brasil e segue até a Rua Guaraciaba. “É uma obra muito grande e demorada, principalmente porque estamos realizando a substituição das redes de esgoto e de captação de águas pluviais que são muito antigas e, além de estarem deterioradas, já não suportam mais a demanda do bairro”, afirmou Valdir.

Os serviços envolveram principalmente as ruas XV de Novembro, Coronel Pereira Neto, Primeiro de Maio e Guararema.



Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Brasaopoaense.gif Este artigo é um esboço sobre o município de Poá. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.