Calné

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Calné foi uma das quatro cidades fundadas por Ninrode, de acordo com o livro de Gênesis 10:10 da Bíblia. Sua identidade é incerta e permanece um mistério. O verso em questão diz "E o princípio do seu (de Ninrode) reino foi Babel, Ereque, Acádia e Calné, na terra de Sinar." e alguns eruditos propõem que isto, na realidade, não é um nome próprio, mas simplesmente a palavra hebraica que significa "todos eles".

Calne foi tradicionalmente identificada com Ctesifonte, como nos escritos de Jerônimo(Questões hebraicas em Gêneses, ca 390). O Dicionário bíblico de Easton de 1897 identifica Calne com a moderna cidade de Nipur[1] , um pequeno monte sublime da terra e lixo situado nos pântanos nas ribeiras à leste do Eufrates, mas à 48 quilômetros de distância do atual curso e cerca de 96 quilômetros do sudeste da Babilônia.

Uma 'Calne' também é mencionada em Amós 6:2 e alguns também têm associado este lugar com Calno - de acordo com o livro de Isaías 10:9, localizada ao norte da Síria entre Carquemis, no rio Eufrates, e Arpade próxima a Alepo. Ela é identificada por alguns eruditos em arqueologia como Kulnia, Kullani ou Kullanhu, cerca de 9,6 quilômetros de Arpade. Algumas vezes também associada com Calne é Cane, mencionada no livro de Ezequiel 27:23 como uma das cidades com as quais Tiro manteve relações comerciais.

Referências

  1. Este artigo incorpora texto do verbete Calneh no Easton's Bible Dictionary (em inglês), obra em domínio público, publicada originalmente em 1897.