Caloi 10

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Caloi 10 é uma marca brasileira de bicicletas fabricada pela Caloi. Lançada em 1972, esta foi um importante marco da história da Caloi.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O modelo 74 possuia um adesivo grafado Caloi Dez. Em 1975, os grafismos foram alterados e um novo modelo foi lançado, a Sportíssima. Esta vinha com um quadro de diferente geometria, mais curto e com diferenças em pequenos detalhes, como conduites para passagem do cabo do freio traseiro, além de vários componentes em alumínio e blocagem nas rodas. Custava quase o dobro do que a Caloi 10 standard. Ambas podiam vir em três tamanhos de quadros: 54, 56 e 58. Em 79 a Caloi lança a "Sprint 10", versão mais barata da linha, mais simples sem Blocagem Rápida nas rodas e com compontentes como Cubos, Mesa de Guidão e freios fabricados em aço ao invés dos de alumínio, custava pouco mais da mentade da Caloi 10 Standart. Famosa pela qualidade de seus componetes japoneses, a Caloi 10 foi adotando peças nacionais a partir de meados dos anos 80, pouco depois sai de linha a Sprint 10 e por fim se despedindo em 1989 com a "Caloi 12", de 12 marchas e componentes japoneses, resgatando a antiga qualidade da linha.