Calímico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Calymmiano)

Na escala de tempo geológico, o Calímico[1] é o período da era Mesoproterozoica do éon Proterozoico que está compreendido entre há 1600 milhões de anos e 1400 milhões de anos, aproximadamente. O período Calímico sucede o período Estatérico da era Paleoproterozoica de seu éon e precede o período Ectásico de sua era. Como os outros períodos de seu éon, não se divide em épocas.

Calímico vem do Grego κάλυμμα (kálymma), que significa cobertura.[2]

A fase extensiva que se iniciou no Período Estatético continua por todo o Calímico. Nesse período se desenvolvem grandes bacias sedimentares sobre os terrenos que já estavam estabilizados, como é o caso do Rifeano, na Rússia, e da Bacia Cudapá, na Índia.

Ainda que predominem esses processos distensivos, em algumas áreas se iniciaram orogenias expressivas, como é o caso da Província Grenville, na América do Norte, e dos cinturões do centro da Austrália.

Na Plataforma Sulamericana predominaram os processos extensivos, como por exemplo as manifestações anorogênicas da Suíte Serra da Providência no norte do Brasil, com idades em torno de 1.600 Ma[3]

Referências

  1. Correia, Paulo (2020). «Unidades Geocronológicas e Cronostratigráficas» (PDF). A Folha - Boletim da Língua Portuguesa nas Instituições Europeias (62): 22 
  2. «GeoWhen Database - Calymmian». 12 de maio de 2006. Consultado em 14 de agosto de 2017 
  3. «Mesoproterozoico». www.fgel.uerj.br. Consultado em 14 de agosto de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por Éon Arqueano 2.5 Ga - Éon Proterozoico - ~541 Ma Sucedido por Éon Fanerozoico
2.5 Ga - Era Paleoproterozoica - 1.6 Ga 1.6 Ga - Era Mesoproterozoica - 1.0 Ga 1.0 Ga - Era Neoproterozoica - ~541 Ma
Sidérico Riácico Orosírico Estatérico Calímico Ectásico Estênico Tônico Criogênico Ediacarano