Cama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Uma cama e leito é o móvel onde as pessoas dormem. É um item do mobiliário geralmente encontrado no quarto de uma residência ou hotel.

Normalmente é fabricada em madeira, mas pode ser feita com outros materiais. Utiliza-se com um colchão por cima de seu estrado, para que o ato de dormir seja mais confortável. A cama é complementada com travesseiros, lençóis, cobertores e colcha.

Cama de casal.

Quanto à estética da cama, ela pode ter toda e qualquer forma, até mesmo circular (mais comum em motéis), mas o usual é que ela tenha a forma retangular, um pouco elevada em relação ao chão, e que tenha quatro pernas de apoio.

Classificação por tamanhos[editar | editar código-fonte]

Existem basicamente cinco tamanhos de cama:

Cama de Solteiro (1,88 m de comprimento x 0,78 m de largura ou 1,88 m x 0,88 m): Uma cama desenhada para somente uma pessoa.

Cama de Solteiro King (1,88 m x 1,23 m de largura): Uma cama intermediária entre a de solteiro e a de casal. Também é conhecida como "solteiro extra", "cama de corpo e meio", "cama meio casal" ou ainda "cama de viúvo".

Cama de Casal (1,88 m de comprimento x 1,38 m de largura): Cama desenhada para casais. Tem o espaço aproximado de duas camas de solteiro lado a lado.

Cama Queen Size (1,98 m de comprimento x 1,58 m de largura): É uma cama com dimensões um pouco maiores que as da cama de casal tradicional, proporcionando mais conforto para o casal.

Cama King Size (1,98 m de comprimento x 1,85 m de largura): É o maior tamanho, proporcionando amplo espaço e conforto para o casal.

Cama Super King Size (2,03 m de comprimento x 1,93 m de largura): versão especial do tamanho King, com alguns poucos centímetros a mais.

Cada tamanho de cama tem um tamanho específico de jogo de cama. Por exemplo, um jogo de cama de casal tem tamanho inferior ao de um jogo de cama queen.

Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.