Camarão-d'água-doce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde novembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O termo Camarão-d'água-doce, a princípio, é a a designação comum dos camarões das famílias dos palemonídeos, atiídeos e sergestídeos, que habitam águas doces continentais ou litorâneas de baixa salinidade, também chamados no Brasil de pitu e poti, onde são conhecidas cerca de 30 espécies deste grupo.

Existem diversas espécies nativas do Brasil, mas as seguintes são as que apresentam maior valor comercial. Todas elas pertencem ao gênero Macrobrachium, ou seja, Macrobrachium amazonicum, o camarão canela existente, praticamente, em todo o Brasil e cuja criação é bastante desenvolvida no Nordeste. É utilizado, principalmente, para o povoamento de açudes, e já se tornou uma atividade de grande importância econômica para aquela região brasileira. Sua produção é de mais de 20kg de camarões por hectare e por ano.

Outra espécie é o Macrobrachium carcinus, conhecido por lagosta de São Fidelis. Temos, também, o Macrobrachium acanthurus, o camarão popularmente chamado de pitu ou camarão verdadeiro.

Além desses camarões de água doce, temos o camarão gigante da Malásia, introduzido em nosso país com o objetivo de ser criado em regime intensivo, em criações comerciais.

Diferenças entre camarões de água doce e de água salgada

Os camarões de água doce da família Palaemonidae possuem como característica importante, como diferencial, o segundo par de pereiópodos mais robusto e maior, não possuem o terceiro pereiópodo quelado e não apresentam o sulco cervical.

Embora muito saboroso, o camarão gigante da Malásia possui um sabor mais brando do que o dos camarões de água salgada, que o têm mais forte, situando-se entre os sabores destes e o da lagosta.

Under construction icon-yellow.svg
Este artigo contém um esqueleto de caixa taxonómica, ainda não preenchido, no wikitexto. Você pode ajudar a Wikipédia, preenchendo-a.
Instruções de preenchimento