Camarões do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambazónia
Ambazónia, hoje as províncias Nord-Ouest e Sud-Ouest dos Camarões
Capital Buéa
Idioma oficial Inglês
Área 42,383 km²
População 2,1 milhões (1996)

A República da Ambazónia, também conhecida como Camarões do Sul, é um estado dos Camarões que luta pela independência. Limita a norte e oeste com a Nigéria, e a este com o restante território camaronês.

Bandeira dos Camarões do Sul

Foi declarado unilateralmente estado independente por um grupo que lutava pela independência do sul dos antigos Camarões Britânicos em 1999. Esta declaração não foi reconhecida por nenhum membro da Organização das Nações Unidas. A área continua sob soberania camaronesa.

Os habitantes da zona falam em geral inglês como segunda língua. Muitos opõem-se à eliminação da estrutura federal dos Camarões, e a sua transformação em estado unitário, crendo que os direitos da minoria anglófona não sejam respeitados pela maioria francófona. Enquanto que alguns habitantes procuram apenas o reestablecimento da estrutura federal, outros são partidários da independência, sob o nome de República da Ambazónia.

Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de es:Camerún Meridional. Ajude e colabore com a tradução.