Cambridge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cambridge
City of Cambridge
—  Cidade e distrito não-metropolitano  —
Capela da King's College, vista do the Backs
Capela da King's College, vista do the Backs
Localização de Cambridge em Cambridgeshire
Localização de Cambridge em Cambridgeshire
Cambridge está localizado em: Inglaterra
Cambridge
Localização de Cambridge na Inglaterra
52° 12' N 0° 7' E
Nação  Reino Unido
País  Inglaterra
Região Leste da Inglaterra
Condado cerimonial Cambridgeshire
Fundação século I
Administração [1]
 - Tipo Distrito não-metropolitano, cidade
 - Prefeito Paul Saunders
Área
 - Total 115,65 km²
Altitude 6 m (20 pés)
População (2011)
 - Total 122 700
Fuso horário GMT (UTC+0)
 - Horário de verão BST (UTC+1)
Código de área 01223
Sítio www.cambridge.gov.uk
King's College em Cambridge

Cambridge (aportuguesado para Cantabrígia[2] ou Cambrígia[3] ) é uma antiga cidade inglesa, sede do condado de Cambridgeshire. Situa-se a aproximadamente 80 quilômetros de Londres[4] a 52°12' de latitude norte e 0°07' de latitude leste.

A cavaleiro de uma região deprimida e pantanosa, de difícil circulação, e às margens do Rio Cam, afluente do Ouse (tributário do mar do Norte), Cambridge domina uma das saídas naturais da área. Daí resultou sua primeira função, a de porto fluvial, bastante importante para receber, na Idade Média, barcos marítimos de pequeno calado. Sua situação geográfica, tornou-a,no século XIII, sede da mais importante feira do país.

Graças ao intenso comércio, representado pela exportação de lãs, tecidos e produtos agrícolas, Cambridge enriqueceu, e, ainda no séc. XIII, assumiu novo papel: o de centro universitário. Ao primeiro college (acomodação), o de Peterhouse, fundado em 1284, foram-se seguindo outros, chegando ao total de 31 colleges para homens e dois para mulheres. Alguns deles são especialmente afamados, como o Christ College, onde Erasmo ensinou teologia, o King's College, de belíssima arquitetura, salientando-se sua capela orgival, do séc. XV, o Queen's College, o Trinity College, a que pertenceram Francis Bacon, Lord Byron e Sir Isaac Newton, Corpus Christi College e o Downing College.

Ao contrário de Oxford, sua tradicional rival, Cambridge foi muito pouco atingida pela industrialização, mantendo a atmosfera de cidade universitária em toda a sua pureza. A vida da cidade, praticamente, limita-se às atividades direta ou indiretamente ligadas à população estudantil, quase se despovoando nos períodos de férias escolares.[5]

Com os colégios recobertos de vegetação alinhados ao longo do rio, os verdes gramados e campos de esporte, a par da riqueza de sua arquitetura, Cambridge é uma cidade extremamente bela, que o turismo tem sabido aproveitar de todas as maneiras.

O censo de 2001 contou 108.863 habitantes em Cambridge, dos quais 22.153 eram estudantes.

Em 29 de Abril de 2011, o príncipe William recebeu de sua avó, a rainha Elizabeth II, o título de duque de Cambridge, a poucas horas antes do seu casamento com Kate Middleton. Com isso, após o casamento William e Kate foram reconhecidos como duque e duquesa de Cambridge. O título de duque é o mais alto da hierarquia da nobreza britânica, somente abaixo de reis e príncipes.

Referências