Cambuci (bairro de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cambuci
Cambucisp.jpg
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Dia Oficial: 19 de dezembro
Fundação: 1906
Imigração predominante:  Itália  Espanha  China
 Síria Líbano
Distrito: Cambuci
Subprefeitura:
Região Administrativa: Centro

O Cambuci é um bairro do distrito homônimo, no Centro do município de São Paulo, no Brasil. Está localizado a sudeste do marco zero da Praça da Sé. Tem, como vizinhos, o bairro da Mooca a leste e norte, Vila Mariana e Ipiranga ao sul e Liberdade e Aclimação a oeste.

Foi entrada da cidade para quem subia a serra e passava pelo Córrego do Lava pés, que tem este nome justamente por ser, na época, onde se lavavam os pés e se descansava por algum tempo dando comida e água aos animais de carga, antes de entrar na cidade propriamente dita.

Apesar de já existir ocupação do local desde os primórdios da cidade, o bairro surgiu oficialmente apenas em 1906[1] . na época era apenas passagem para o centro, sendo ocupado majoritaraimente por fazendas e plantações. Com a criação do bairro ruas foram criadas e os terrenos loteados.

Na décadas seguintes, acompanhando a industrialização do país, toda a região, incluindo os vizinhos Ipiranga e Mooca, serviu à instalação de diversas fábricas, o que atraiu grande massa de trabalhadores imigrantes, especialmente italianos e sírios-libaneses, a viver no bairro, delineando características do bairro preservadas até hoje, como velhos galpões fabris e sobradinhos operários.

A partir da década de 1970, as fábricas começaram a abandonar o bairro, seguindo a tendência de se mudar para locais mais afastados na Região Metropolitana de São Paulo e no Interior de São Paulo. O bairro, aos poucos, mudou seu aspecto fabril para se tornar um bairro de serviços, concentrando, hoje, grande variedade de comércio no eixo do Largo do Cambuci e Avenida Lins de Vasconcelos.

O vazio deixado pelas antigas fábricas, hoje, é motivo de invasão por pessoas desabrigadas, mas também espaço de intervenções artísticas, como o grafite e criminosas, como a pichação. Os Gêmeos - principais expoentes do grafite paulistano atualmente - são originários deste bairro.

Panorama[editar | editar código-fonte]

Panorama do bairro do Cambuci da Avenida Lins de Vasconcelos, mostrando o bairro Vila Deodoro na parte de baixo, o Largo do Cambuci, centro do bairro e, ao fundo, toda a região norte e parte da central da cidade.
Panorama do bairro do Cambuci da Avenida Lins de Vasconcelos, mostrando o bairro Vila Deodoro na parte de baixo, o Largo do Cambuci, centro do bairro e, ao fundo, toda a região norte e parte da central da cidade.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.