Came (mecânica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Came (roda))
Ir para: navegação, pesquisa
O esquema de cames em um sistema DOHC.
Animação do propósito.

Em engenharia mecânica, o came é uma parte de uma roda ou eixo giratório ressaltada e projetada para transmitir um movimento alternado ou variável a um outro mecanismo. É um elemento fabricado de algum material (madeira, metal, plástico) que tem seu contorno modificado para que seu movimento rotativo, cause um novo movimento em linha reta. Desse modo, conforme gira, o came informa ao seu contato que o giro foi efetuado, gerando um novo movimento, que por sua vez, pode gerar novos movimentos.

Existem diversos tipos de cames, aplicados em diversas área da mecânica clássica. na maioria dos casos, seu efeito é binário, ou seja, pode haver o movimento com ação e sem ação, porém existem cames com mais de uma lombada para determinadas aplicações.

No motor de combustão interna, trabalha para o virabrequim ou eixo oscilante, informado o momento de fazer os movimentos das válvulas. Por sua natureza física, gira com metade da velocidade do motor.

Diagramas SVAJ[editar | editar código-fonte]

São gráficos que demonstram posição, velocidade, aceleração entre outros no seus ciclos de rotações. Se utiliza para comprovar e testar se os desenhos propostos se encaixam aos objetivos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Mecânica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.