Caminhão de lixo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O caminhão de lixo é o veículo que faz o transporte dos produtos não aproveitados pela população urbana da maior parte das cidades do mundo.

Existem diversos modelos. Os veículos normalmente indicados para as atividades de coleta de lixo domiciliar são caminhões com carrocerias compactadoras ou Caminhão compactador, proporcionam maior economia de combustível e espaço de armazenamento, na medida em que podem transportar uma quantidade maior de lixo. Para segurança dos trabalhadores alguns possuem câmeras de televisão na parte traseira com monitor na cabine do motorista.

No Brasil, a coleta de lixo é feita manualmente através dos coletores de lixo (popularmente conhecidos como coletores ou garis).Também são conhecidos pelo nome de "lixeiros", porém o nome lixeiro, deve ser atribuido a quem produz lixo e não a quem recolhe.

Estes ficam em grupos de dois ou três pessoas que vão em pé atrás do caminhão sobre o estribo, descendo somente na frente das casas para pegar o lixo das lixeiras.

Ícone de esboço Este artigo sobre Caminhões (português brasileiro) ou Camiões (português europeu) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Caminhão de lixo