Caminho de ferro do Lotschberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Caminho de ferro do Lotschberg
Informações
Proprietário BLS AG
Tipo de transporte Ferrovia
Número de veículos 35
Dados técnicos
Extensão do sistema 115 km (71,5 mi)
Bitola Bitola padrão
1 435 mm (4,71 ft)
Eletrificação 15 kV, 16⅔ Hz, AC
Sucessão de Linhas
' '
-
Caminho de ferro do Lotschberg

O caminho de ferro do Lotschberg [nota 1], como é conhecido o Berne-Lotschberg-Simplon (BLS) (em alemão: BLS Lötschbergbahn) é uma companhia ferroviária privada da Suíça que explora a segunda rede ferroviária depois dos Caminhos-de-ferro Federais (CFF).

Em 2006 a BLS Lotschberg juntou-se à Regional Mittelland (RM) para criar a BLS SA, a fim de reforçar a competitividade das duas companhias no transporte transalpino ferroviário, bem como no tráfico regional de passageiros. Com uma rede de 449 km, atravessa regularmente o Túnel de base de Lötschberg, de 34,5 km, bem como o túnel de Lötschberg de 14,6 km.

Um BLS Re 4/4

Valores[editar | editar código-fonte]

Até 2008 a companhia tinha transportado 14500 comboios de mercadorias, dos quais 4887 foram com veículos automóveis. Desde 2001 a tonelagem transportada tem aumentado regularmente e passou de 10,4 ton a 27,3 ton em 2011.

Linhas[editar | editar código-fonte]

O BLS não se limita a trabalhar no Lötschberg, entre Tune (Thun) e Briga-Glis pois ainda tem duas linhas a partir de Spiez - Spiez-Zweisimmen e Spiez-Reichenbach - e duas RE - por Regio-Express - a partir de Berna; Berna-Lucerna e Berna-Neuchâtel, e nesta última linha utiliza as linhas do CFF.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Notas

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Caminho de ferro do Lotschberg
Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.